Visita dos estudantes de Enfermagem da UNA

No dia 13/05/2017, sábado, compareceram à Instituição de longa Permanência para Idosos (ILPI), Residencial Serenidade, estudantes de Enfermagem da Universidade UNA. O Residencial Serenidade, encontra-se no bairro Santa Tereza em Belo Horizonte – MG, possui infraestrutura adequada para realizar o seu trabalho,dando atenção e cuidado integral à idosos de variadas faixas etárias e graus de dependência. A Casa para idosos Residencial Serenidade possui instalações arejadas e bem higienizadas. O espaço proporciona conforto aliado à segurança, adaptando entretenimento, saúde e bem-estar às condições de cada hóspede.

Após realização de visitas técnicas, foram colhidos as maiores dificuldades apresentadas devido a patologia de maior predomínio na instituição: o Alzheimer.
De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), a doença sem apresenta como demência, ou perdas de funções cognitivas ( memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais.

Baseado em diversos artigos científicos, desenvolvemos atividades para melhora motora, cognitiva, interação e habilidade para idosos com Alzheimer em vários níveis dentre outras patologias.
As práticas educativas usadas, foram baseados nas maiores dificuldades apresentadas neste tipo de patologia. Com isso o jogo dos palitos coloridos, foi desenvolvido para testar habilidade e memória das cores. Em relação à dificuldade motora, desenvolvemos o tênis com buracos para ser passado o cadarço à fim de trabalhar a habilidade com as mãos.

Foram realizadas também brincadeiras como o dominó legal, ache o animal da figura e quebra cabeça interativo. Podemos perceber a participação dos idosos e principalmente da equipe de enfermagem que nos deram total apoio.

Destacamos a participação dos idosos, se demonstraram contentes com a nossa presença e atenção prestada.
Agradecemos à instituição pela participação em nosso trabalho interdisciplinar desenvolvido pela Universidade Una, e esperamos ter contribuído para o bem estar de todos. Ao despedirmos da instituição muitos idosos pediram para a nossa equipe voltar por isso se possível, aceitamos realizar mais práticas educativas para contribuir com a instituição.

Nem todas as atividades foram realizadas devido o tempo por isso gostaríamos muito de voltar para aplicar as demais práticas.
Muito obrigado pela atenção e confiança!