10 dicas importantes para a saúde dos idosos

O Idoso e a pessoa velha, qual a diferença?

A pessoa Idosa é aquela pessoa que tem muitos anos de idade; enquanto que a pessoa velha é aquela que, ao longo da sua vida, perde toda a sua jovialidade.

O idoso sempre tem um sorriso no rosto e mesmo com suas limitações, participa do dia-a-dia, com a experiência ao longo dos anos vividos, procurando sempre encontrar soluções e, assim, sonha, aprende e ensina; já o velho adormece e não sonha mais e, sendo assim, não aprende e não ensina.

O idoso tem a alegria de um dia poder dizer que teve, ao longo de todo os anos vividos, uma vida bastante produtiva e sempre sustenta a esperança de ser útil por mais tempo, já que possui a ligação entre o passado e o presente, igual a um jovem que vive o presente pensando no futuro; assim, os dois, idoso e jovem, convivem o presente harmonioso e participativo. Já a pessoa velha, leva o amargor no seu dia a dia e não tem a preocupação de não participar e nem transmitir experiências para outras gerações, afinal de contas, ele só realiza o que aprendeu a vida inteira: transmitir pessimismo e desilusão. Dessa forma o idoso se renova a cada amanhecer e o velho se esvai a cada noite que acaba.

O idoso consegue visualizar o horizonte diariamente, originando sonhos e esperanças; enquanto o velho só tem a mente tornada para o tempo que passou… pois não soube viver.

Enquanto o idoso curte os seus dias, sempre tendo planos para o futuro, o velho sente saudades e sofre pelo que deixou de viver, o que o faz se aproximar mais da morte.

O idoso tem uma vida superativa, repleta de projetos e esperança; para ele o tempo passa muito rápido e a velhice jamais chega. O velho vive sua vida… nem sonha… suas horas se arrastam num marasmo sem fim.

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA VIDA DO IDOSO

Nos últimos anos, a expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando, passando de 48 para 73 anos de idade. O idoso, que cada vez vive mais, necessita ter garantida de qualidade de vida, o que compreende a manutenção e preservação de suas relações pessoais.

Com o corre corre da vida, há cada vez mais um afastamento entre os idosos e suas famílias, por não conseguirem balancear suas vidas pessoais com o cuidado aos mais velhos. Essa situação pode causar danos emocionais, diminuição da autoestima e bem-estar dos idosos além de depressão, ansiedade, insônia, aumento da produção do cortisol (hormônio que causa estresse). Também pode acrescer o desenvolvimento de doenças inflamatórias e cardiovasculares, aumentando o risco de morte prematura.

Por isso é importante, que haja uma interação em todos os âmbitos da vida pessoal do idoso, pois nesses momentos da vida é necessário receber atenção e carinho de entes queridos. Quando há um bom relacionamento entre a família e o idoso, ele se sente valorizado, tem a auto-estima elevada, recebe carinho, atenção, suporte emocional e social, além de viver mais e melhor.

A presença da família é indispensável nesse momento da vida, por isso é importante saber administrar o tempo, revesar entre os parentes que podem dar cuidados e atenção a seus antecessores, para que não haja sobrecarga para alguns membros da família, e fazer visitas frequentemente, especialmente caso os idosos morem em casas de repouso ou lares específicos.

Dicas de alimentação saudável indicadas para idoso

  • Aumente e tente variar o consumo de frutas, legumes e verduras, ingerindo pelo menos 5 vezes por dia.
  • Coma feijão pelo menos 1 vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana.
  • Coma o alimento com calma.
  • Reduza o máximo que puder consumo de sal. Tire o saleiro da mesa.
  • Faça no mínimo 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule as refeições.
  • Procure manter o seu peso dentro dos limites saudáveis.
  • Diminua o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário. A melhor bebida é a água.
  • Diminua o consumo de alimentos gordurosos, como carne com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo 1 vez por semana.
  • Reduza o consumo de doces, bolos, bolachas e outros alimentos que contem muito açúcar para no máximo 2 vezes por semana.
  • Seja sempre ativo. Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe no seu bairro. Não passe muitas horas assistindo TV.

É importante que quando existirem patologias que carecem de dietas, como hipertensão arterial, diabetes ou colesterol alto, ou dificuldades impostas pela sua idade, busque um nutricionista que estará apto a reconhecer tais obstáculos e ajudá-lo a manter a melhor qualidade de vida possível e merecida por você com uma alimentação saudável e prazerosa. Veja também  as necessidades nutricionais para idosos.

 Algumas dicas muito importante para evitar quedas das pessoas Idosas

A terceira idade deve sempre ser manter ativa fisicamente, mentalmente e socialmente. Mas é muito importante ter alguns cuidados, principalmente referente a risco de quedas, nessa fase da vida devem ser redobrados os cuidados. Confira, então, 10 dicas para evitar quedas:

  1. Evite tapetes, móveis e objetos espalhados pela casa, pois devido à pouca estabilidade do Idoso, corre o risco de escorregões e quedas.
  2. Nas escadas e os corredores são indicado ser colocados corrimões dos dois lados, para reforçar a segurança do Idoso no seu deslocamento.
  3. É orientado comprar sapatos fechados e com solado de borracha, para aumentar sua segurança na locomoção.
  4. É importante colocar tapete antiderrapante no banheiro e evite andar em áreas com piso úmido, para evitar escorregões.
  5. Evite encerar a casa, pois com a cera o piso fica muito escorregadio, limitando o acesso do Idoso em todas as áreas.
  6. Deixe pelo menos uma luz acessa à noite, se caso o Idoso necessitar de levantar a noite e ter como se guiar.
  7. No caso de precisar de se locomover de ônibus, é importante aguardar que o ônibus pare completamente para subir ou descer, nesse caso é preciso também respeito dos motoristas de ônibus.
  8. É primordial o telefone em local acessível, e se possível, escreva alguns telefones de algumas pessoas de referência, se caso o Idoso precisar de entrar em contato.
  9. Utilize sempre a faixa de pedestre na hora de atravessar a rua, pois assim o motorista deve aguardar a locomoção do mesmo.
  10. Se necessário, utilize bengalas, muletas ou instrumentos de apoio.