7 benefícios da arteterapia para idosos

Imagine estimular o corpo e mente por meio da arte? Ou quem sabe, passar pelas mudanças da terceira idade de forma mais plena? Esses são alguns dos benefícios da arteterapia para idosos

Esse método, que é uma das atividades oferecidas pelo Residencial Serenidade, tem se tornado cada vez mais popular. Isso porque, ele incentiva que os participantes demonstram suas emoções através de trabalhos artísticos.

Pinturas, esculturas, desenhos a lápis, objetos de artesanato. Essas são 

apenas algumas das criações feitas dentro das aulas. Todos os itens expressam não só o empenho dedicado pelos alunos, mas, o que cada um deles sente em seu interior.

Os benefícios da arteterapia para idosos são os mais variados. Não é à toa que essa metodologia tem ganhado cada vez mais espaço, e se tornando uma das principais indicações de médicos e especialistas.

Existe inúmeras atividades recomendadas para idosos confira algumas no artigo: 5 atividades físicas que não podem faltar para terceira idade. 

Quais os benefícios da arteterapia para idosos?

Existem vários benefícios da arteterapia para idosos. Mais do que uma de incentivar os indivíduos a trabalharem em algo, ela também age diretamente no bem-estar físico e mental.

  • Melhora a criatividade

Por meio de dinâmicas diferenciadas, o aluno é convidado a criar obras únicas. Dessa forma, ele pode colocar a sua criatividade em prática, e desenvolver itens que demonstrem a sua personalidade.

  • Reabilitação de movimentos

Um dos benefícios da arteterapia para idosos, é que ela pode ajudar na reabilitação de movimentos.

  • Autoconhecimento

A arte, na maioria das vezes, é um espelho daquilo que está presente no nosso ser. Logo, ela é uma excelente maneira de incentivar o autoconhecimento, bem como a autocompreensão.

  • Desenvolvimento de novas habilidades

Outro dos benefícios da arteterapia para idosos é o desenvolvimento de novas aptidões. Por meio do aprendizado de técnicas artísticas, o aluno irá trabalhar com novas habilidades.

  • Integração social

As sessões dessa abordagem são sempre realizadas em grupo. Logo, os participantes são sempre convidados a expor os seus trabalhos e a interagir uns com os outros.

  • Melhora a autoconfiança

Ao explorar a autoestima, essa metodologia também melhora a confiança do aluno. Assim, ele mesmo irá propor novos desafios no seu dia a dia, e conseguirá aceitar as suas conquistas.

  • Exercita a memória

Mais um dos benefícios da arteterapia para idosos é que ela estimula a memória. Isso porque, além de aprender novas técnicas, o aluno também irá colocar no papel lembranças da sua mente.

Como funciona a arteterapia?

A arteterapia é uma atividade cada vez mais popular. Sua dinâmica única proporciona ótimos momentos para os alunos. Ela pode variar de sessão para sessão, mas, geralmente, tem as seguintes características.

  • É realizada em grupo;
  • O professor fala sobre as técnicas que serão ensinadas no dia;
  • O orientador demonstra como realizá-las;
  • Os alunos começam seus trabalhos;
  • O professor auxilia na confecção;
  • Por fim, os participantes expõem suas criações explicam o que elas representam.

As dinâmicas podem ter temas livres, ou falar sobre assuntos específicos. Tudo vai depender de como o professor vai identificar as necessidades de cada aluno.

Importância para a saúde

A arteterapia desempenha um papel fundamental na saúde. Isso porque, além de exercitar o corpo, ela também estimula a mente do idoso. Assim, ele consegue lidar melhor com as mudanças psicológicas da terceira idade.

Essa metodologia acaba sendo uma maneira de expressão. Medos, fobias, lembranças boas, desejos, tudo isso pode ser expressado através da arte.

Os benefícios da arteterapia para idosos são os mais variados. Por isso, buscar centros que oferecem esse diferencial é a melhor alternativa para familiares que desejam proporcionar bem-estar para seus entes queridos.

Conheça agora mesmo o Residencial Serenidade e veja tudo o que ele tem a oferecer. Aproveite e confira o artigo “Terapia Ocupacional, os benefícios da terapia ocupacional na terceira idade”



Deixe uma resposta