ATIVIDADES DE VERÃO PARA IDOSOS

A prática de atividades físicas aumenta significativamente durante o Verão. É bastante comum pessoas de todas as faixas etárias aproveitarem as temperaturas dessa estação para realizar atividades ao ar livre que melhorem o físico e sensação de bem estar.  Em especial, para os idosos essas atividades são extremamente recomendadas por trazerem benefícios contínuos para a saúde tais como: prevenção de doenças nos ossos, controle de colesterol e diabetes. Além disso, promovem a sensação de empoderamento pessoal, qualidade de vida, autoestima e experiências que aumentam a sociabilidade.

Antes de iniciar qualquer atividade durante o verão é importante que as pessoas da terceira idade tomem alguns cuidados com a saúde e procurem orientação médica para avaliar a aptidão física e fazer um check-up de exames. Também é recomendada a ingestão de bastante líquido, evitar sair em horários do dia muito quente e abusar do protetor solar. Esses cuidados básicos irão te ajudar a se proteger das altas temperaturas característica dessa estação.

Para aproveitar o melhor das inúmeras atividades que o Verão oferece aos idosos é fundamental optar por aquelas que você mais gosta de praticar ou que irão trazer mais benefícios para a sua saúde e bem – estar.  Começar qualquer atividade nesse verão exigi que elas passem a ser contínuas na rotina do seu dia a dia e desenvolvidas de acordo com o seu condicionamento físico. Sente dúvidas sobre por onde começar? Fique tranquilo! Aqui você encontrará cinco dicas de atividades de verão e seus benefícios para os idosos.

Hidroginástica

A hidroginástica é uma das atividades mais recomendadas para os idosos durante o verão.  Por ser uma atividade de baixo impacto, essa modalidade auxilia no relaxamento da musculatura e na coordenação dos músculos atrofiados sendo benéfica para o alivio de dores e tensões nessa região. Geralmente, as aulas de hidroginástica são bastante animadas e por serem realizadas em grupo, aumentarão sua sociabilidade e bem – estar.

Pelo fato dos exercícios serem praticados na piscina, ela torna-se agradável por amenizar as altas temperaturas do Verão. Mesmo assim, é necessário tomar cuidados com a exposição solar e usar protetor solar.

Iniciar na hidroginástica é bastante fácil, pesquise na sua cidade academias e clubes que ofereçam essa modalidade assim como, a qualificação profissional dos instrutores e a existência de grupos específicos para a terceira idade. Outra vantagem é a de que essa atividade física pode ser praticada ao longo do ano.

Caminhada

A prática da caminhada é uma das atividades de verão mais realizadas pelos idosos. Podendo ser realizada na praia, no parque ou até mesmo no seu condomínio essa atividade auxilia no combate ao sedentarismo e na melhora do condicionamento físico. A caminhada é uma atividade de baixo custo e por isso, muito acessível. Você poderá iniciar suas caminhadas sozinho (a) ou em grupos, o que torna a experiência mais enriquecedora.

Também considerada uma prática de leve impacto, deve ser iniciada de maneira moderada em curtos períodos de tempo, com o passar do tempo pode-se ir aumentando a duração e a distância percorrida.  A caminhada traz benefícios para a sua capacidade respiratória, acelera o seu metabolismo e melhora o seu sistema circulatório.

Durante o verão é recomendado que as caminhadas ocorram em horários com temperaturas mais amenas, no qual o sol não esteja muito forte, tais como: antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde. Sempre lembre-se de usar roupas e calçados confortáveis, passar o protetor solar antes da atividade e ingerir bastante líquido antes e durante o exercício.

Passeios ao ar livre

Os dias de Verão proporcionam as condições ideais para realizar longos passeios ao ar livre, principalmente para aqueles lugares que envolvam muita natureza como os parques ambientais, praias, fazendas dentre outros. Por ser uma atividade extremamente agradável e de leve impacto são bem procuradas por idosos. Assim como, a caminhada, os passeios a parques trazem benefícios para a sua saúde ao evitar o sedentarismo e melhorar o condicionamento físico.

Os passeios ao ar livre trazem benefícios a saúde mental, por envolver momentos de lazer com familiares e amigos são geradas sensações de bem – estar que auxiliam no combate a depressão. Assim como, essa atividade traz a oportunidade de sair da rotina pela possibilidade de conhecer novos lugares e admirar suas pequenas particularidades.

Yoga

Outra atividade indicada para os idosos durante o Verão é a Yoga. É comum vermos, grupos de idosos aproveitando a estação para praticar práticas de Yoga ao ar livre, como em praias e parques municipais.  Composta por movimentos leves que estabelecem uma conexão entre o físico e espiritual sua prática é considerada de baixo impacto atuando principalmente no melhoramento da postura, respiração e concentração além de, promover uma sensação de tranquilidade e bem – estar físico e mental.

A Yoga para a terceira idade deve ser realizada com acompanhamento profissional de um especialista que irá recomendar as séries de asanas ideias para o seu condicionamento físico. O acesso as aulas de Yoga são facilmente encontrados em academias e espaços de saúde no qual, as práticas são em grupo e disponíveis tanto para iniciantes quanto para avançados. Também existe a possibilidade de contratar um professor de Yoga particular.

Dança

A dança oferece inúmeros benefícios aos idosos. Além de auxiliar na sociabilização e bem-estar por envolver novos vínculos de amizade e contato com diferentes pessoas também melhora o condicionamento físico uma vez que, a cada passo da dança é possível aperfeiçoar a capacidade motora e as noções de equilíbrio, evitando as frequentes quedas comuns nessa etapa da vida.

Apesar de ser uma atividade que pode ser praticada ao longo do ano, ela se intensifica no Verão. Nesse período, é comum que academias, clubes e até órgãos municipais promovam aulões de dança destinados as pessoas da terceira idade, que reúnem grandes grupos de idosos e prometem ser bastante divertido. É possível ter acesso a essa atividade através das aulas fornecidas por academias, que ensinam os mais diferentes ritmos como também, participar de grupos de dança ou shows de dança para a terceira idade.

 



Deixe uma resposta