Como funciona um lar para idosos?

Você sabe como funciona um lar para idosos? Caso sua resposta seja não acompanhe este artigo e fique por dentro da rotina e das atividades diárias que as pessoas realizam neste tipo de lugar!

O lar para idosos é um lugar regrado onde os idosos têm os seus dias movimentados e repletos de atividades de diversos tipos, que beneficiam a mente e o corpo ao mesmo tempo.

Saber como funciona um lar para idosos também é importante para desvendar as polêmicas e principais mitos a respeito deste lugar!

O que é um lar para idosos?

O lar de repouso não é o lugar ruim que muitas pessoas acreditam que seja. Na realidade, esse pensamento de que neste tipo de estabelecimento os idosos são abandonados e passam por maus tratos é na realidade um mito.

Casas de repouso são lugares apropriados para idosos regidos por legislações que exigem que sejam respeitadas condições rígidas para o seu funcionamento.

Além disso, oferecem um atendimento multidisciplinar às pessoas que nele residem.

Resumindo são um ótimo lugar para assegurar o bem-estar físico, mental e psicológico de pessoas na terceira idade.

Como funciona uma casa de repouso?

Os lares de repouso podem ser divididos em dois tipos principais, que são diferentes em relação a permanência dos idosos no local.

Uns destes tipos são os que funcionam como um hotel, onde diversos idosos vivem de forma independente. O outro apresenta um estilo de hospedagem definitiva e oferece até serviços médicos.

Ainda temos o centro dia, onde o idoso passa o dia na casa de repouso, realizando atividades em grupo e tem toda assistência necessária.

As vantagens de uma casa de repouso?

O lar de idosos, ao contrário do que muitos pensam, não é um lugar solitário. Na realidade dentro deste tipo de lugar as pessoas dificilmente ficam sozinhas.

Isso acontece por causa do grande número de profissionais de saúde e idosos que transitam diariamente neste local

Durante o dia a rotina diária dos idosos é bastante intensa. Confira alguns dos benefícios dos lares de idosos:

  • Realização de atividades coletivas: a maioria das casas de repouso possui uma área especial para que os idosos pratiquem a interação social.

Que pode acontecer por meio de atividades, como jogos, ou até mesmo para que estabeleçam contatos com outros idosos.

  • Oficinas: outra coisa oferecida pelos lares de idosos são as oficinas. Criadas para despertar as habilidades dos idosos, podem ser de artesanato, pintura, costura, bordado, culinária, jardinagem.
  • Prática de exercícios: os exercícios também fazer parte dos lares de idosos. São praticados com a supervisão de um especialista e após a avaliação médica, sempre respeitando as condições físicas do idoso.
  • Os exercícios são frequentes neste tipo de estabelecimento. Geralmente acontecem por meio de fisioterapia ou danças.
  • Diminui o risco de lesões domésticas: é comum que idosos que vivem em casas realizem atividades, ou até em algumas ocasiões fiquem sozinhos, o que aumenta a incidência de acidentes.

Sendo o principal as quedas, que são a sexta causa de morte de pessoas acima de 75 anos de idade.

Outro fator causado pelas quedas é a incapacidade que afeta grande partes das pessoas que passam por isso.

No lar de repouso não há esse risco, já que o idoso é monitorado 24 horas por dia.

  • Alivia possíveis depressões: a faixa etária das pessoas que moram em casas de repouso é uma das mais acometidas pela depressão.

Causada por causa de pessoas que perderam ao longo da vida ou a dificuldade em manter uma vida ativa. Talvez você não saiba mas podemos melhorar a vida dos idosos.

Ao morar em uma casa de repouso o idoso socializa com diversas pessoas diferentes e cria laços de afinidade que podem ajudar muito a combater uma possível depressão. 

  • Quando não há familiares preparados: alguns idosos não possuem mais parentes vivos, outros possuem, mas a família não esta apta para atender as suas necessidades.

Desta forma a casa de repouso é uma boa opção. Pois ela é um ótimo lugar para o idoso ser bem cuidado e receber todo o apoio necessário.

  • Atendimento de emergência: idosos estão sujeitos a problemas repentinos por causa da saúde frágil que apresentam. Em uma casa de repouso eles recebem atendimento imediato.

São diversos os benefícios que os idosos que residem neste tipo de lar possuem. Como você pode ver o funcionamento de um lar de idosos respeita todas as condições dignas de saúde e de vida para as pessoas que lá residem.

Lar de idosos não é lugar abandono!

Algumas instituições, que não possuem reconhecimento pelos órgãos competentes, podem oferecer riscos aos idosos. Saibam que felizmente elas não são maioria. Ao contrário do que se pensa as casas de repouso tem um papel fundamental na recuperação de idosos.

A maioria dos lares de repouso sofrem com este estereótipo sendo que na realidade não é isso que acontece. Os lares de repouso são ótimos lugares criados pera atenderem especificamente às necessidades dos idosos

Assim é o funcionamento de um lar para idosos, como pode ver um lugar preparado para atender algum ente querido seu e reconhecido um dos melhores para oferecer qualidade de vida para pessoas da terceira idade.



1 comentário

Deixe uma resposta