Como prevenir quedas de idosos no banheiro

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, o número de idosos vem crescendo cada vez mais. Um grupo de pessoas que precisa de cuidados especiais principalmente com coisas simples como quedas no banheiro.

Estima-se que as quedas são um dos fatores que mais prejudicam o bem-estar e saúde dos idosos, sendo responsável por um grande número de fraturas que os tornam incapacitados ou que os levam à morte.

Evitar isso é simples e necessário para garantir a qualidade de vida dos nossos idosos. Confira algumas dicas para evitar quedas de idosos no banheiro.

Por que idosos sofrem mais com quedas?

Idosos naturalmente tem maior propensão a quedas. Isso acontece por causa do envelhecimento. Um processo natural e que ocorre de forma progressiva com todos os seres vivos.

Este processo ocorre por causa de alterações funcionais e bioquímicas no organismo que oferecem sérios danos para a saúde. As mudanças no organismo são tantas que inclusive afetam o equilíbrio, que é afetado por causa da diminuição da massa muscular e óssea e até mesmo algumas deficiências visuais.

Ao afetar o equilíbrio o risco de quedas aumenta consideravelmente e, como dito anteriormente, elas são responsáveis por grande parte dos problemas da terceira idade.

Como evitar a queda de idosos

Evitar o processo de envelhecimento é o sonho de todos nós, porém isso ainda é impossível. Dessa forma a melhor coisa a se fazer para evitar quedas de idosos no banheiro é investir na prevenção.

E ela é bem simples, basta realizar adaptações para que os idosos não corram o risco de sofrer acidentes no banheiro de casa.

Antes de adotar qualquer medida explique para o idoso a importância delas e porque elas estão sendo seguidas, que as mudanças adotadas são para garantir a sua saúde e bem-estar.

Para ajudar você com isso separamos uma série de dicas que podem ser realizadas para garantir o bem-estar dos idosos e evitar quedas no banheiro.

As primeiras dicas são referentes ao seu banheiro. Tudo o que você pode modificar neste cômodo para evitar que ocorram quedas com idosos. Confira:

  • Ajudar na locomoção: para evitar quedas de idosos no banheiro vale a pena investir em reformas. O correto é o banheiro ser totalmente adaptado para evitar quedas originadas por escorregões.

Uma forma de fazer isso é colocando pegadores e corrimões neste cômodo. Para facilitar a movimentação do idoso.

  • Trancas adaptadas: existem no mercado maçanetas especiais que podem ser usadas para abrir uma porta tanto por dentro quanto por fora. Elas são ideias quando se tem um idoso em casa.

Pois caso ocorra alguma queda é fácil chegar até o banheiro e socorrer o idoso com rapidez evitando danos maiores.

  • Vaso sanitário elevado: facilita no momento de levantar e diminui de forma considerável a queda de idosos no banheiro. Este tipo de vaso é fácil de ser encontrado no mercado.
  • Piso antiderrapante: um item essencial para evitar quedas! O piso antiderrapante é perfeito para ser usado no banheiro, um lugar que muitas vezes está molhado e que aumenta o risco de quedas.
  • Invista em uma boa iluminação: idosos geralmente não enxergam bem. Com a iluminação correta é mais fácil eles conseguirem se orientar no espaço do banheiro.
  • Modificações no box: essa parte deve ser totalmente modificada, afinal é dentro do box que acontecem a maior parte das quedas de idosos no banheiro.

Invista em uma porta que corra facilmente, não possua degrau de acesso, adesivos antiderrapantes no chão do seu interior, barras para locomoção e até mesmo em cadeiras especiais de banho, caso seja necessário.

As demais dicas dizem respeito a aspectos pessoais da vida do idoso. E são detalhes que devem ser adotados na rotina diária deles.

  • Cuidado com medicamentos: alguns remédios possuem uma composição muito forte o que pode piorar o quadro de perda de equilíbrio do idoso.

Caso o medicamento seja indispensável é importante contar com a ajuda de um cuidador. Dessa forma evita-se que o idoso sofra quedas no banheiro.

  • Uso de sapatos fechados: ao entrar no banheiro é recomendável que o idoso use sapatos totalmente fechados, se possível com solado antiderrapante. Não deve ser usados chinelos.
  • Roupas muito compridas: também não podem ser usadas. Roupas largas aumenta o risco de quedas.
  • Atividades físicas: idosos podem e devem realizar exercícios físicos. Ao contrário do que muitos pensam, os exercícios físicos na terceira idade oferecem diversos benefícios.

Um dos principais é o fortalecimento dos músculos e dos ossos, estruturas fundamentais para garantir o equilíbrio dos idosos e evitar quedas na terceira idade.

Lembre-se que é necessário o acompanhamento profissional para que o idoso possa realizar atividades físicas com segurança e certeza de que a saúde dele não será prejudicada.

  • Alimentação balanceada: inclua alimentos que fortaleçam os ossos à sua rotina alimentar. Vale a pena investir no consumo de vitamina D e cálcio.

Com estas dicas simples esperamos evitar quedas de idosos no banheiro e colaborar para que eles tenham uma vida longa e saudável.



Deixe uma resposta