Conheça o lazer e recreação dos idosos em instituições de longa permanência

Se você acha que os idosos ficam ociosos nas casas de repouso está totalmente enganado. É muito comum atividades de lazer e recreação em lares de repouso para animar o dia das pessoas que nelas residem.

São atividades diversas praticadas com toda a monitoração necessária perfeita para dar mais ânimo, alegria e até mesmo saúde para as pessoas que se encontram na casa de repouso.

Conheças as atividades de recreação e lazer mais comuns, como elas são realizadas e quais os seus objetivos!

A importância das atividades de recreação e lazer em instituições de longa permanência

Por diversos motivos cada vez mais aumenta o número de idosos moradores de casas de repouso. São pessoas que possuíam uma vida totalmente diferente da observada dentro de um asilo.

Por isso é necessário que elas se sintam acolhidas e confortáveis em suas novas moradias. Uma das formas de tornar este processo de transição mais fácil e tranquilo é através das atividades de recreação e lazer.

Além disso, essas atividades possuem diversos outros benefícios às vidas dos idosos. Melhorando, muitas vezes, as suas condições de saúde.

Confira as principais vantagens de atividades de recreação e lazer em casas de repouso:

  • Auxiliam na interação social: através da prática destas atividades é mais fácil o idoso interagir como outros moradores e colaboradores da casa de repouso.

Um fato interessante porque desta forma o idoso evita sintomas negativos como a solidão e, ás vezes, até mesmo, quadros depressivos. A interação faz com que ele não se sinta sozinho.

  • Promove sensação de prazer: momentos de lazer fazem bem para todo o organismo. Ao realizar atividades deste tipo são liberadas substâncias especiais responsáveis pela sensação de alegria.
  • Aumentam a resistência física: idosos praticantes de atividades de recreação e lazer que exijam a movimentação dos músculos criam maior resistência e força física.

Dois fatores necessários para o controle dos aspectos negativos do processo de envelhecimento.

  • Desafios são motivadores: atividades que representem desafios para os idosos são motivadores e fazem com que eles se sintam mais ativos e importantes.

Oferecem sensação de prazer a eles quando conseguem ultrapassar seus limites e fortalecem a capacidade da memória.

Estes são apenas alguns dos benefícios que as atividades de recreação e lazer oferecem aos idosos, que fazem destes lugares as suas casas. São recursos interessantes para quem precisa de cuidados especiais.

Quais atividades e lazer e recreação são praticadas em uma instituição de longa permanência?

Cada casa de repouso segue a sua rotina em relação a isso. Algumas atividades são bem comuns outras bem específicas. Separamos algumas para que vocês compreendam o que é realizado:

  • Quebra-cabeça: uma atividade divertida muito praticada por crianças e que pode ser usada como recreação e lazer nos asilos.

O quebra-cabeça ocupa o tempo ocioso estimula a percepção, além de ser ótimo para desenvolver a concentração e o raciocínio.

Outras atividades semelhantes a essa que possuem efeitos semelhantes são o jogo da memória e os jogos de tabuleiro, como dama e xadrez.

  • Bingo: um clássico que além de contribuir para o convívio social auxilia no desenvolvimento da saúde mental. Com o bingo os idosos trabalham a agilidade e a capacidade de percepção.
  • Musicoterapia: este tipo de terapia que faz uso de sons e ritmos, além de divertida apresenta ótimos resultados para a melhora das condições de saúde dos idosos.  

A musicoterapia restaura o equilíbrio psicológico, físico e espiritual dos idosos. O que melhora de forma geral o bem-estar dos idosos.

Este tipo de atividade deve ser realizada somente com a presença de um profissional habilitado.

  • Artesanato: atividades artesanais são relaxantes e ajudam a desenvolver habilidades motoras.  Também são uma boa forma de se expressar e criar autoconhecimento.

O artesanato pode ser praticado através de bordados, pinturas, costura e produção de objetos.

  • Oficinas de culinária: uma atividade de recreação e lazer em casas de repouso que é um verdadeiro sucesso.  Além de saborosas, estimulam a atenção, a memória e a criação de laços sociais e afetivos.
  • Dança: recreativa, divertida e possui benefícios físicos, como o fortalecimento dos músculos e da estrutura óssea.

Além de auxiliar a oxigenação das células, aumentar a saúde dos vasos sanguíneos e facilitar a respiração.

  • Ioga: a prática deste exercício alivia o estresse e relaxa corpo e mente. Trabalha a flexibilidade, a postura e o equilíbrio. Para a prática da ioga é preciso que o idoso passe por uma avaliação física.
  • Jogo de cartas: causa interação e colabora para a atividade mental. O jogo de cartas trabalha o raciocínio lógico e a capacidade cognitiva

Habilidades importantes para evitar que a memória sofra com o envelhecimento, o que é algo comum nesta idade.

Todas as atividades de recreação e lazer nos asilos são realizadas com o acompanhamento de profissionais habilitados. Dessa forma não há riscos para a saúde dos idosos.

Ao procurar por um asilo analise bem tudo que ele oferece. Se a casa de repouso oferece atividades de lazer e recreação ela é ideal!



Deixe uma resposta