Envelhecimento com Saúde: Como a Aprendizagem ao Longo da Vida Ajuda

A primeira coisa que nos vem à mente quando estamos doentes são os cuidados médicos, dieta e exercícios. Também é muito bem aceito que o estilo de vida tem um impacto significativo na nossa saúde e que existem muitos outros fatores que podem afetar o bem-estar do idoso, tanto de forma direta como de forma indireta. É preciso saber a respeito das atividades propostas para os idosos que se relacionem com a saúde, os benefícios significativos que elas trazem, sempre considerando os aspectos físicos, mentais e financeiros para o idoso dos dias atuais.

Já sabe-se a respeito da importância da socialização do idoso e que o voluntariado ajudará a combater o isolamento que poderá começar a ocorrer junto ao processo de envelhecimento, fazendo com que os idosos percam o contato com a família e os amigos. Os voluntários também contribuem para a autoconfiança e o crescimento pessoal do idoso. Nos benefícios dos voluntários também é possível encontrar um aprendizado a ser levado para o resto da vida. Ter aulas em programas comunitários de educação continuada de adultos ou em uma faculdade ou universidade poder algo revigorante enquanto também ajuda a melhorar a memória e as habilidades cognitivas.

A aprendizagem pode ter várias formas e várias discussões diferentes. Como por exemplo, ler jornais, livros, ouvir palestras e apresentações, cursos de auto-estudo, ter aulas, tudo isso pode ser feito sozinho ou em grupo, em casa ou em uma biblioteca, em uma sala comunitária ou em uma sala de aula. O telefone,um CD ou através da internet, aprender de qualquer forma e onde quer que seja é o combustível para a mente, dando aos nossos cérebros o exercício correto fornecendo-nos interesses novos nos deixando ainda mais interessantes.

A aprendizagem do idoso

Devemos nos concentrar na aprendizagem de classe em grupo, uma vez que é onde os melhores benefícios poderão ser alcançados, e isso não pode ser apropriado para muitos idosos por causa de suas condições, como as limitações físicas, por exemplo. Sem querer diminuir o valor da leitura de jornais, revistas e livros, ou comparecer a apresentações em bibliotecas, museus e centros comunitários, ou sugerir que essas atividades sejam substituídas. Enquanto o computador e a internet são recursos valiosos para a aprendizagem, eles não fornecem o contato pessoal, onde grande parte da diversão e dos benefícios da aprendizagem, vem dessa relação.

Existem diversos aspectos para assistir às aulas, que tornam uma atividade de aprendizagem única. A primeira e mais importante é que é necessário ter um compromisso, e isso geralmente significa que os participantes têm um real interesse, uma vez que eles escolheram gastar o tempo e energia sobre o assunto. Ou seja, significa que há um grupo de indivíduos com idéias semelhantes, pelo menos na medida em que compartilham um interesse, que passaram várias horas juntos em uma interação respeitosa, trabalhando em direção a um objetivo compartilhado. Quando vai de volta à escola, o simples ato de ir normalmente anima a vida e estimula conhecer pessoas novas e interessantes.

Como escolher uma aula

Existem muitas opções disponíveis para participar na aprendizagem ao longo da vida, e considerações importantes para tornar essa uma experiência única e bem sucedida. Uma das decisões mais importantes é que se deve ser uma classe projetada exclusivamente a idosos. Idosos podem possuir necessidades especiais a serem levadas em conta, como deficiência visual, deficiência auditiva e mobilidade. Existem classes especialmente projetadas para idosos em muitos programas de educação de adultos, faculdades e universidades. Por outro lado, existem muitos idosos que não iriam gostar, preferindo estar em um ambiente mais diversificado.

Também é essencial considerar os antecedentes educacionais e a profundidade do material do curso, muitas vezes as descrições dos cursos podem acabar sendo enganosas, sendo necessário ter muito cuidado com isso. Você pode não ter que se preocupar muito com um curso quando ele funciona como uma verdadeira ponte para iniciantes no programa de educação continuada local, enquanto uma classe de nível de apreciação da música poderia ser algo muito abaixo ou muito avançado para ser desfrutado.

O processo de seleção de uma aula pode ser complicado. Você geralmente pode melhorar suas chances de fazer uma boa seleção fazendo com que alguém na administração ou escolha uma classe adequada para você. Você deve ser capaz de dizer imediatamente se eles estão fazendo as perguntas corretas e lhes passando as informações adequadas. Se não, insista. Tente falar com alguém que realmente seja útil, pois uma experiência ruim em uma sala de aula pode acabar sendo muito prejudicial fazendo com que o foco das possibilidades que viriam sejam perdidas.

Como o idoso pode começar uma faculdade?

Muitas faculdades e universidades fizeram parte de uma missão para chegar a toda comunidade, e por isso possuem programas para incentivar pessoas idosas a aproveitar suas instalações educacionais e culturais. Além de aulas especiais eles também oferecem estimulantes experiências sociais e intelectuais através de palestras, apresentações culturais e viagens para locais interessantes. Os idosos podem facilmente ser admitidos às classes da faculdade e das universidades seguindo o processo de aplicação do estudante. Muitas faculdades e universidades incentivam os idosos que não estão perseguindo um objetivo para participar de suas classes regulares, sem nenhum custo ou por uma taxa nominal, a admissão a estas aulas geralmente se baseia na disponibilidade, podendo haver pré-requisitos que devem ser cumpridos.  Geralmente também existe um processo especial de registro para este tipo de atendimento.

Alguns estados e cidades possuem disposições especiais para idosos que freqüentam a faculdade e universidades públicas. Normalmente, a melhor maneira de descobrir sobre esses é procurar pela secretaria. Além disso, você deverá considerar um crédito de aprendizagem que pode ser reivindicado para a taxa de matrícula qualificada e as despesas relacionadas de estudantes da família do contribuinte, ou seja, o cônjuge do contribuinte ou qualquer dependente qualificado.

Como a maioria das coisas hoje em dia, a maneira mais fácil disponível para a comunidade é online. Para muitos, apenas ouvir a descrição de um curso já poderá despertar o interesse. Existe uma grande diversidade de assuntos cobertos que não é uma idéia distante dizer que é algo para todos. Começar é a parte mais difícil do processo, e pode acabar sendo útil discutir as necessidades e objetivos com a secretaria responsável.

Existem oportunidades emocionantes para se explorar em campos antigos e campos novos, entre as oportunidades disponíveis para idosos. A aprendizagem ao longo da vida não travará o processo de envelhecimento, mas dinamizará, revigorará e desempenhará um papel significativo no envelhecimento saudável. Imagine ir estudar apenas por puro divertimento?