O PAPEL DA CASA DE REPOUSO NA REABILITAÇÃO DO IDOSO

A velhice acarreta em uma série de problemas que diminuem progressivamente a independência e autonomia dos idosos. Esse tipo de situação provoca o aumento das responsabilidades da família, no entanto, estas muitas vezes não têm condições de arcar o peso da responsabilidade sozinha e recorrem a serviços especializados como as casas de repouso.

Culturalmente o cuidado do idoso é mais do que um dever da família, se trata de uma demonstração de amor para aqueles que dedicaram boa parte de suas vidas para criar filhos e em alguns casos até os netos. Mas essa realidade vem mudando a cada dia, sobretudo devido às novas estruturas familiares e até das casas.

Muitas vezes a rotina diária impede que os familiares se dediquem a prestar uma assistência de qualidade aos idosos, assim como tudo o que isso implica, como: alimentação no horário e de qualidade, administração de medicação, segurança, higiene e companhia. Que poderiam ser oferecidos por meio dos serviços de uma casa de repouso.

Apesar do preconceito gerado sobre as casas de repouso devido aos maus tratos identificados em algumas delas, esses espaços podem proporcionar não apenas um ambiente propício para o atendimento das necessidades dos idosos sinaladas acima, mas ainda oferece a possibilidade deles desenvolverem a sua autonomia e estimulam a sua reabilitação.

Nessas instituições, são consideradas e fortalecidas as características pessoais de cada idoso, suas histórias, preferências e necessidades individuais, sem restrição quanto a visitas e evitando o isolamento social e afetivo. Logo, a depender das relações com os próprios familiares, as casas de repouso são mais uma forma de cuidado do que de abandono.

A casa de repouso tem como principal objetivo o tratamento humanizado a idosos, assim como a reabilitação e a melhora da qualidade de vida e a interação social do idoso com aqueles que estão a sua volta. Vamos conhecer melhor a forma com que as casas de repouso podem beneficiar na reabilitação do idoso nesse artigo.

POR QUE CONTRATAR UMA CASA DE REPOUSO?

A decisão de levar o idoso para um local apropriado para prestar assistência a esse, como uma casa de repouso, com monitoração e cuidados contínuos é algo que deve ser refletido e decidido com a participação do idoso, quando ele estiver lúcido. Muitas vezes não adianta manter o idoso em sua própria residência, pois nela ele não teria acesso aos cuidados e atenções que necessitam. A qualidade de vida do idoso e da família deve ser a melhor possível para que essa fase seja aproveitada da melhor forma possível por todos.

A opção do idoso de residir com parentes muitas vezes causa mais estresse a ambas as partes do que benefício para o idoso. Com o agravamento das doenças e o aumento da dependência, as relações familiares acabam enfraquecendo, pois se por uma parte os idosos precisam de mais assistência, por outro, os familiares começam a se sentir sobrecarregados e o bem estar que tanto se busca pode ser colocado em risco.

Esse é um dos principais fatores que levam a família a contratar uma casa de repouso: a melhoria na assistência ao idoso. No entanto, as instituições recebem outro tipo de demanda, que são daqueles idosos que não tem problemas graves de saúde e preferem as casas de repouso, pois elas proporcionam conforto, segurança e a possibilidade de interagir com outras pessoas da mesma idade.

Os idosos que estão lúcidos têm garantidos o direito de ir e vir, podendo sair sozinhos ou acompanhados de familiares e amigos, assim como receber visitas e ligações de quem desejar. A escolha de um ambiente confortável, higiênico, com assistência continua e especializada não pode ser uma escolha ruim para a saúde e bem estar do idoso.

O mais importante nesses casos é que a família permaneça próxima ao idoso, independente do lugar em que ele resida. Ademais, é importante ter clareza de que ao escolher a casa de repouso como forma de assistência ao idoso, a família não está transferindo a sua responsabilidade, apenas proporcionando maior cuidado a sua saúde e bem estar.

COMO A CASA DE REPOUSO INFLUI NA REABILITAÇÃO DO IDOSO?

Os profissionais que atuam em uma instituição destinada para a assistência de idosos, como as casas de repouso, têm especializações que os preparam para cuidar desse público da melhor forma possível, por meio de um atendimento humanizado no qual são respeitados e levados em consideração às necessidades dos mesmos.

Geralmente a casa de repouso conta com uma equipe multiprofissional composta pode médicos geriatras, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, cuidadores e educadores físicos, dentre outros. Cada um trabalha para o desenvolvimento de áreas especificas da assistência aos idosos.

A equipe utiliza metodologias que proporcionam o estímulo ao desenvolvimento da autonomia dos idosos que estão internos, assim como os avanços físicos e mentais em concordância com cada especificidade apresentada pelos usuários do serviço.

As casas de repouso são locais equipados para lidar com quaisquer eventuais situações de emergência e que requeiram algum cuidado especial de saúde. Além de serem preparados e adaptados para a melhor mobilidade dos idosos, com espaços para atividades recreativas e de convivência. Outro ponto que contribui para a reabilitação do idoso é o cuidado com os alimentos que lhes são oferecidos. São desenvolvidas dietas especiais para cada idoso respeitando as suas necessidades.  

A reabilitação de um idoso envolve mais do que uma série de profissionais especializados, locais confortáveis e uma assistência a saúde contínua. Ele precisa se sentir querido e partícipe, ainda que não esteja na mesma casa, da vida cotidiana dos seus familiares. A forma com que ele se sente fará toda a diferença quando iniciar um tratamento para reabilitação e a sua evolução.

O idoso pode se sentir desestimulado a fazer as atividades que o auxiliariam a superar os seus limites sem o apoio dos seus entes queridos. O seu estado emocional é tão importante quanto o físico, nesses momentos e a família tem papel fundamental nesse aspecto. Dessa maneira, o papel da casa de repouso para a reabilitação do idoso não abstém o da família e sua responsabilidade com o idoso.

 



Deixe uma resposta