Quais as principais doenças que atingem os idosos?

Com o avançar da idade é normal o aparecimento de diversas doenças. Isso ocorre porque envelhecimento torna o organismo mais frágil e suscetível a elas. Confira, neste artigo, quais as principais doenças que atingem os idosos.

Algumas dessas doenças comuns às pessoas da terceira idade podem ser prevenidas, outras podem ser controladas e algumas mais agressivas somente acompanhadas.

Seja qual for o caso saiba que há algum tipo de solução que pode ser usada para a o tratamento de qualquer que seja a doença. Saiba mais a seguir.

Por que algumas doenças atingem mais os idosos?

São vários os fatores que tornam os idosos vítimas de algumas doenças em comum.

O principal é o envelhecimento que torna o organismo mais frágil, o sedentarismo que aumenta nesta idade e a falta de atenção à saúde ao longo da vida.

Estas doenças são perigosas e na sua maioria podem provocar a morte dos idosos acometidos por elas.

Por isso é necessário bastante cuidado e acompanhamento médico para lidar com elas e garantir a saúde na terceira idade. Confira as principais doenças que atingem os idosos:

  • Doenças cardiovasculares: apresentam uma alta taxa de mortalidade entre a população de idosos. Acontecem por causa do envelhecimento, que por sua vez endurece as artérias.

Com as artérias endurecidas o sangue não circula da maneira ideal e ocorre o aumento da pressão sanguínea. Quando isso é combinado com os hábitos de vida sedentários, as consequências podem ser fatais.

  • Diabete mellitus: o processo de envelhecimento faz com o corpo não consiga processar a insulina de maneira correta.

Quando isso ocorre aparece o diabetes tipo 2 que desencadeia uma séria de problemas em vários órgãos do corpo humano.

Os mais atingidos são o coração, os rins e os olhos. O diabetes é uma doença crônica que deve ser controlada diariamente.

  • Catarata: também decorrente do envelhecimento. A catarata prejudica a função do cristalino, uma das estruturas dos olhos, tornando o seu aspecto opaco, prejudicando a vista e levando a cegueira em alguns casos.

A catarata por afetar a visão prejudica os idosos de diversas outras maneiras, a dificuldade de enxergar pode ser a causa de quedas que são altamente prejudiciais.

  • Enfisema pulmonar: esta doença pode acontecer em pessoas mais jovens mais é uma das doenças que atingem os idosos e que pode levar à morte.

Ela obstrui os pulmões e pode ocorrer por duas causas exposição à fumaça ou poluição e tabagismo.

Nos idosos, o enfisema é pior porque o envelhecimento muda o formato dos pulmões e isso contribui para que haja o acúmulo de secreções o que piora a situação do paciente.

  • Doença de Alzheimer: uma doença degenerativa que prejudica diversas funções do cérebro. Como a dificuldade de memorização e pensamento. O Alzheimer pode levar a demência.
  • Perda de audição: acontece devido ao processo de envelhecimento. A perda de audição ocorre de forma gradativa. É um problema comum que pode ser tratado com o uso de aparelhos especiais.
  • Hipertensão arterial: essa doença afeta cerca de 35% de toda a população brasileira, sendo que grande parte das pessoas que sofrem com ela são os idosos.

Ela eleva o risco de diversas doenças e pode ser a principal causa do derrame.

Um problema vascular comum aos idosos e que na maioria dos casos causa debilitação ou a morte. É indicado que a pressão seja monitorada diariamente.

  • Depressão: a depressão atinge pessoas de várias faixas etárias e os idosos são um dos grupos mais recorrentes. Na maioria dos casos é bem difícil de ser identificada o que prejudica o seu tratamento.

Uma boa dica para evitar que esta doença que atinge os idosos cause muitos problemas e prestar atenção às queixas dos idosos. Às vezes a tristeza é bem mais profunda do que se imagina.

  • Osteoporose: uma doença muito comum nas mulheres, a osteoporose acontece com o aumento da idade e sua principal característica é a perda de massa óssea.

Com ossos mais fracos é mais fácil que as idosas sofram quedas e fiquem suscetíveis a fraturas que podem causar sérios problemas a toda a saúde.

  • Osteoartrose: uma doença que atinge os idosos e causa problemas nas articulações. Suas dores são bastante incômodas e pode afetar qualquer lugar do corpo causando a diminuição dos movimentos.
  • Mal de Parkinson: este distúrbio é causado por causa da deterioração do cérebro. Seu principal sintoma é a rigidez dos músculos o que prejudica a execução de diversas atividades.
  • Acidente vascular cerebral: o AVC, também conhecido como derrame, é uma das maiores causas de incapacidade física e morte em idosos.

Quando ele ocorre, se o idoso não morre é bem provável que apresente diversas sequelas durante toda a sua vida.

Para evitar esta doença que atinge os idosos é preciso muitos cuidados como o controle da hipertensão, dos diabetes e evitar vícios como o cigarro e o álcool.

As doenças que atingem os idosos são severas, mas podem ser tratadas caso seja seguido um estilo de vida saudável acompanhado por bons médicos geriatras.



Deixe uma resposta