5 tipos de atividades físicas que não podem faltar para terceira idade

Com o envelhecimento, é essencial se exercitar. Existem vários tipos de atividades físicas para terceira idade. Elas são diferentes das tradicionais, pois, são adaptadas para as necessidades dos praticantes.

Conforme a idade avança, nosso corpo e mente vão mudando. Por conta disso, os exercícios físicos nesse período precisam ser aplicados com cuidado, e sempre sob a supervisão de um profissional.

Ele dará todas as orientações necessárias sobre a atividade, e auxiliará os praticantes. Assim, é possível potencializar os resultados dessa prática, e melhorar o bem-estar dos idosos que estão praticando.

Dicas de tipos de atividades físicas para terceira idade

Existem vários tipos de atividades físicas para terceira idade. Ao contrário do que muitos pensam, com o envelhecimento não é necessário deixar de lado os exercícios.

Os idosos não só podem, como devem, se exercitar. Contudo, é essencial optar por alternativas que sejam adequadas para as suas necessidades. Confira abaixo cinco opções diferentes e que geram excelentes resultados:

  • Musicoterapia

A musicoterapia é um dos tipos de atividades físicas para terceira idade que tem se tornado mais popular. Isso porque, ela mistura diferentes dinâmicas com a música, fazendo os participantes exercitarem a fala, a mente e corpo.

  • Fisioterapia

Essa é uma excelente atividade para idosos. Além de auxiliar a exercitar músculos e membros, diminuindo o risco de doenças, ela também ajuda na reabilitação de movimentos.

  • Terapia Ocupacional

Esse também é um dos tipos de atividades físicas para terceira idade muito popular. A terapia ocupacional, além de proporcionar bem-estar físico e mental, também aumenta a independência, e aprimora habilidades.

  • Oficina da Memória

Nessa atividade, os participantes são convidados a exercitar a sua mente. Para isso, são realizados exercícios que ajudam na memorização, como, por exemplo, a criação de listas de compras.

  • Passeios ao ar livre

Os passeios ao ar livre são excelentes alternativas. Além de trabalharem a musculatura, eles também proporcionam um ambiente diferenciado para os idosos

Cuidados na hora de realizar atividades físicas

Antes de realizar qualquer um dos tipos de atividades físicas para terceira idade citados, é essencial tomar alguns cuidados. É preciso lembrar que os participantes desses exercícios possuem limitações.

Logo, para evitar lesões, fraturas e escoriações, é preciso ficar atento. Para não ter esse tipo de acidente, é muito importante:

  • Sempre realizar todas as atividades sob a orientação de um profissional;
  • Procurar um espaço adequado;
  • Fazer um aquecimento prévio;
  • Sempre ter uma garrafa d´água por perto, para evitar a desidratação;
  • Respeitar os limites do corpo;
  • Estabelecer dias e horários programados para os exercícios;
  • Manter uma alimentação equilibrada para auxiliar nos resultados;

Com esses simples cuidados, será mais fácil realizar todos os tipos de atividades físicas para terceira idade. Você verá como os resultados serão ainda melhores.

O poder do exercício sobre o bem-estar

Os exercícios e atividades físicas tem um papel fundamental no bem-estar. Isso porque, eles não ajudam apenas o corpo, mas, também tem uma grande influência no fortalecimento da mente.

Isso porque, ao praticá-los, o nosso cérebro passa a produzir uma série de hormônios. Entre as substâncias está a serotonina, que é responsável pelo bom humor e sensação de plenitude.

Logo, eles irão auxiliar os idosos não só a se sentirem bem fisicamente, mas, também, mentalmente. Não é à toa que cada vez mais especialistas têm indicado esse tipo de prática.

Por isso, conheça hoje mesmo os tipos de atividades físicas para terceira idade oferecidos pelo Residencial Serenidade. Com toda a certeza você encontrará opções diferenciadas.

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