5 cuidados que se deve ter com idoso acamado

Você sabe quais são os principais cuidados que você precisa ter com um idoso acamado? Quais preocupações e pontos de atenção necessário ao cuidar de um ente querido? Muito além de remédios, um familiar acamado precisa de carinho e muita atenção e seguindo algumas dicas você pode melhorar a vida dos idosos e estimular a sua recuperação. Por isso, confira abaixo 5 cuidados essenciais para ter com um idoso acamado.

Surgimento de escaras

Uma das maiores preocupações com os idosos acamados é com o surgimento de escaras de decúbito, ou seja, feridas que aparecem na pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição.

As escaras, também chamadas de úlceras de pressão, podem são classificadas de acordo com a gravidade da ferida. O estágio inicial dos machucados se apresentam como uma vermelhidão na pele que não desaparece mesmo após alívio da pressão localizada. Em estágios mais avançados são formadas bolhas aquosas no local que podem levar ao surgimento de necrose na pele.

Por isso, ao cuidar de idosos acamados, é importante tomar algumas medidas para prevenir a formação das escaras como, por exemplo, mudar os pacientes de posição no leito a cada duas horas para aliviar a pressão nos locais e evitar que surjam as úlceras.

Higiene

Outro ponto importante quando se cuida de um idoso acamado é estar atento a higiene do paciente ou familiar. Alguns idosos precisam usar fraldas geriátricas, por isso, fique atento, troque a fralda e limpe a pele sempre que necessário, evitando que a região fique irritada.

Cuidar de uma pessoa acamada requer atenção para os pequenos detalhes, de forma que você proporcione bem estar para o seu familiar. Os cuidados com a higiene não se limitam aos banhos diários e troca de fraldas, lembre-se também que o idoso acamado precisa escovar os dentes, pentear os cabelos, fazer a barba, no caso dos homens, e cortar as unhas, por exemplo.

Higiene é, acima de tudo, uma questão de saúde. Por isso, procure estar sempre atento ao idoso e cuidar com muita atenção da higiene e limpeza de machucados e áreas afetadas, evitando assim infecções graves ou contaminação por bactérias.

Atividades Físicas

Além de garantir uma boa higiene, alimentação e cuidados para prevenir o surgimento de escaras, outro ponto importante ao cuidar de um idoso acamado é estimular o movimento das pernas e dos braços. Exercícios de fisioterapia, realizados diariamente, são ótimas alternativas para estimular a contração muscular e o movimento das articulações. Além disso, os exercícios são ótimos para estimular a circulação sanguínea e evitar o surgimento de escaras.

Alguns exemplos de movimentos que você pode auxiliar um idoso acamado fazer são: dobrar esticar, lentamente, as pernas; abrir e fechar as mãos; dobrar e esticar os braços, fazer movimentos rotacionais com os ombros, entre outros.

Dica: Procure um profissional e peça indicações de quais exercícios o seu ente querido ou paciente acamado deve fazer. Procure dar auxílio quando necessário e estimular a prática de pequenas atividades, sempre ressaltando a importância de cada uma delas para a saúde e bem estar do seu familiar.

Alimentação Equilibrada

Outro ponto importante para uma boa recuperação de um idoso acamado é manter uma alimentação equilibrada e saudável. Muitas vezes, quando pensamos em alimentos ou preparos de refeições para pessoas que estejam doentes ou se recuperando de alguma doença, limitamos a alimentação em sopas e frutas, o que não está totalmente errado, mas requer alguns cuidados. Um idoso que precisa passar a maior parte do tempo deitado ou que está se recuperando de algum trauma precisa ter uma boa alimentação e para isso é necessário manter um equilíbrio entre os alimentos. Sopas e frutas são importantes, mas proteínas, verduras e até os carboidratos também. Por isso, procure o médico responsável pelo seu ente querido ou paciente e entenda quais alimentos são necessários para uma boa refeição e recuperação.

A maioria dos idosos consegue mastigar alimentos macios sem grandes complicações. Entretanto, quando estiver cuidando de uma pessoa acamada, certifique-se sempre que aquele é o melhor jeito para você oferecer os alimentos ao seu ente querido. Se você está acostumado a oferecer frutas amassadas, por exemplo, pergunte ao idoso se prefere em pequenos pedaços. Dê ao idoso a oportunidade de escolher como prefere se alimentar e procure sempre facilitar a alimentação, oferecendo ajuda nas refeições, se for necessário.

Para além da alimentação, quando você estiver cuidando de um idoso acamado, não se esqueça que ele também precisa se manter bem hidratado, pois ingerir líquidos periodicamente é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Distração e Entretenimento

Cuidar da saúde, higiene e alimentação de uma pessoa acamada é extremamente importante. Mas promover atividades que ocupem a mente e distraiam o seu familiar é uma tarefa tão importante quanto as outras.

Por isso, procure escolher atividades que, durante alguns momentos do dia, possam ocupar a mente do seu ente querido. Alguns exemplos de atividades são: leitura de trechos de livros, fazer trabalhos artesanais manuais, tricôs e crochês, jogos em família e visitas de amigos.



Deixe uma resposta