Em algum momento da vida, com certeza, você já se fez perguntas sobre a terceira idade, imaginando como seria, como você estaria se sentindo ou como iria agir no dia a dia. Aposto como se perguntou quem estará ao seu lado e em que condições a vida terá se desenvolvido.
São perguntas genuínas e de certa forma nos causam um desconforto que não sabemos bem explicar de onde vem.
Se, mesmo jovem, você experimentou essa angústia ao pensar sobre o assunto, imagine como será para quem está de fato vivendo esses conflitos e sentindo na pele todos os questionamentos que essa fase traz consigo.
Para os nossos queridos vovôs e vovós, todo esse turbilhão de sentimentos pode se tornar desafiador, e nada melhor do que encontrar algum tipo de conforto, não é mesmo?! Uma ótima alternativa que pode ajudá-los são os filmes.
A Cinematerapia, como é chamada pelos psicólogos, é bastante indicada para os idosos e pode trazer muitos benefícios para a saúde mental deles, seja os inspirando na identificação e resolução de conflitos ou melhorando o humor.
Para te ajudar nessa maratona tão especial, selecionamos alguns filmes que retratam pontos importantes da terceira idade para seus velhinhos assistirem!
1- Morangos silvestres (1957)
Sinopse: O rabugento médico aposentado Isak Borg viaja de Estocolmo para Lund, na Suécia, com sua nora grávida e infeliz, Marianne, para receber um diploma honorário da universidade onde estudou. Ao longo do caminho, eles cruzam com uma série de caroneiros, cada um deles fazendo com que o médico idoso reflita sobre os prazeres e as falhas de sua própria vida, incluindo a vivaz jovem Sara, que se parece muito com o próprio primeiro amor do médico.
2- O amor não tem fim (2011)
Sinopse: Adam (William Hurt) e Mary (Isabella Rossellini) são casados há 30 anos. Seus filhos já saíram de casa há bastante tempo e eles agora estão em uma fase calma de suas vidas. Os problemas de memória de Mary e a carreira de Adam, que já não é tão próspera quanto antes, fazem com que assumam que estão envelhecendo, o que faz com que se afastem um do outro cada vez mais.
3- E se vivêssemos todos juntos? (2011)
Sinopse: Annie, Jean, Claude, Albert e Jeanne são melhores amigos há mais de quatro décadas. Enquanto os dois primeiros e os dois últimos são casados, o do meio é um tremendo solteirão convicto, que não se cansa de aproveitar a vida. Quando a saúde deles começa a piorar e o asilo se apresenta como solução para um deles, surge a ideia de todos morarem juntos. Mas a novidade acaba trazendo a reboque algumas antigas experiências, que irão provocar novas consequências na vida de cada um.
4- Amor (2012)
Sinopse: Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados apaixonados por música. Eles têm uma filha musicista que vive em outro país. Certo dia Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos que colocarão o seu amor em teste.
5- Ensina-me a Viver (1971)
Sinopse: Harold (Bud Cort), rapaz de 20 anos com obsessão pela morte, que passa seu tempo indo a funerais e simulando suicídios, um dia conhece Maude (Ruth Gordon), uma senhora de 79 anos apaixonada pela vida. Eles passam muito tempo juntos e, durante esta intensa convivência, ela o apresenta a beleza da existência.
6- Up – Altas Aventuras (2009)
Sinopse: Carl Fredricksen (Edward Asner) é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário, que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos.
Os filmes têm um grande poder de nos tocar, nos abrir a mente, nos fazer entender certos pontos de vistas, mas, ao mesmo tempo, também é um ótimo passatempo e pode se tornar um hábito bastante saudável para os idosos!
Não deixe de acompanhar seu ente querido nessa empreitada! Faça-se presente, aproveite esses momentos para se aproximar, deixar que ele comente sobre o filme e disponibilizar essas horinhas do seu dia para dar atenção a eles!
Temos certeza que será um momento e tanto! =)
Não deixe de acompanhar o blog! Estamos sempre com temas novos.
Acompanhe nosso trabalho em nossas redes sociais!