Na medida em que nos aproximamos da velhice, os sinais do tempo vão ficando cada vez mais evidentes, e com isso surgem diversas novas necessidades, a quantidade de remédios aumenta, assim como o número de especialistas que frequentamos. E muitas vezes temos que recorrer a todo tipo de terapias para que possamos superar as sequelas da idade avançada.
Dentre esses sinais, o mais comum é a dificuldade de locomoção, a rigidez nas articulações dentre outros. E uma técnica que pode trazer grandes benefícios para as dores causadas por esses problemas de saúde é a Terapia Ocupacional para idosos. Por meio dela é possível promover não só a melhoria acima citada, como também um bem-estar físico e mental, além de melhorar a qualidade de vida dos idosos.
A Terapia Ocupacional para idosos é uma área ampla que por meio de uma diversidade de atividades pode intervir em diversos aspectos da vida dele. Não limitando-se apenas a sua saúde física, essa prática trabalha com a autoestima do idoso, uma vez que permite que ele volte a sentir a independência e a sua utilidade como individuo. A sensação de ser uma carga para a família devido as suas limitações, que muitos costumam sentir, é minimizada na medida em que o idoso é orientado a como realizar atividades que poderiam limita-lo e/ou feri-lo se executadas de outra forma.
Aqueles idosos que fazem Terapia Ocupacional constatam que sentiram uma melhoria na sua vida justamente por participar de atividades propostas nesse ambiente. A Terapia Ocupacional para idosos de fato proporciona melhorias consideráveis tanto físicas quanto emocionais. É sobre ela que iremos falar nesse artigo, mais especificamente o que é e como funciona. Vamos conhecer melhor essa terapia?
O QUE É?
Antes de começarmos a falar sobre como ela funciona é preciso saber o que é de fato a Terapia Ocupacional para idosos. É caracterizada como uma área da saúde que tem por objetivo o auxilio a idosos, proporcionando uma melhor forma como eles podem viver a terceira idade com mais qualidade. A partir dela, os idosos estarão mais preparados física e emocionalmente para enfrentar as necessidades que surgem continuamente nessa idade, assim como as contínuas mudanças na sua vida diária.
Para proporcionar as melhorias acima, a Terapia Ocupacional para idosos faz uso de diversas práticas, procedimentos e orientações. Através do uso de recursos que estimulem e auxiliem aos idosos no desenvolvimento e fortalecimento da independência, confiança e principalmente, saúde.
A maioria das práticas realizadas potencializam não só a consciência corporal, mas também as relações sociais e as habilidades cognitivas. De que forma isso é desenvolvido? São utilizados instrumentos como oficinas, palestras, jogos e exercícios. Ou seja, atividades que permitam não só o repasse de informações e orientações, como também a interação com outros idosos e estímulos físicos de forma lúdica.
É importante destacar que as atividades realizadas não são rígidas, elas variam de acordo com as necessidades e as limitações de cada pessoa e/ou grupo. Por exemplo, a depender das especificidades que o idoso apresenta, e suas demandas, a Terapia Ocupacional poderia ser embasada apenas em uma área específica, como a fisioterapia.
Nesse sentido, a Terapia Ocupacional abrange diversos aspectos da vida do idoso, visto que são analisados e desenvolvidos os aspectos sociais, físicos, emocionais e culturais que envolvem a saúde de cada idoso. Por isso a abrangência e procura por esse tipo de tratamento de saúde é cada vez maior. Os idosos e familiares desses, relatam melhoras significativas na saúde e bem-estar após a realização da Terapia.
COMO FUNCIONA?
Como podemos observar no item anterior, a Terapia Ocupacional para idosos pode proporcionar grandes benefícios a saúde do idoso. Mas como? As atividades desenvolvidas pela Terapia podem intervir diretamente nos problemas de saúde comuns para pessoas com idade avançada, a exemplo da perda de memória, nesses casos, o idoso pode ser incentivado a fazer listas e/ou aprender dicas que podem ajudar a lembrar de algo.
A Terapia Ocupacional para idosos os guia para a realização de atividades aparentemente corriqueiras e fáceis para pessoas mais jovens que são grandes desafios para eles. As atividades, como se pode observar no exemplo citado acima, não são aleatórias, tem um objetivo específico para cada necessidade apresentada pelo idoso.
Outra forma de exemplificar como funciona a Terapia Ocupacional para idosos é a sua intervenção em casos de perda de visão. Nesses casos, as atividades têm por objetivo a melhoria na habilidade de enxergar do idoso. Como? Por meio de exercícios de reconhecimento de padrões, além da utilização de outros sentidos para a percepção do ambiente.
Considerando aquelas pessoas que ao envelhecer preferem continuar em suas residências a ir para alguma instituição que tenha um profissional na área de Terapia Ocupacional, há possibilidade de contratação de um terapeuta ocupacional que disponibilize informações e oriente o idoso quanto às formas de tornar a sua casa e as atividades do dia a dia mais seguras.
Dentre as recomendações desse profissional, pode constar a aquisição de equipamentos específicos para alguns casos de limitações físicas ou até mesmo para ambientes considerados de risco, como banheiros. Além disso, pode orientar quanto às formas de prevenir quedas e os demais acidentes comuns para a idade.
É válido ressaltar que existem diversos determinantes para a saúde de uma pessoa, e ela não é a única fonte de promoção de um bem-estar completo. Além das questões físicas, os idosos devem ter supridas todas as suas outras necessidades, e isso envolve seu aspecto emocional e psicológico. E sentir-se útil independente da sua idade e limitação é um fator fundamental, o que torna a Terapia Ocupacional ainda mais importante para essa fase da vida, pois proporciona maior independência ao idoso.
Os outros determinantes para a melhoria da qualidade de vida do idoso acabam sendo esquecidos, sobretudo quando o enfoque maior é apenas nos seus problemas e limitações físicas. E esse é outro campo em que a Terapia Ocupacional para idosos pode e deve intervir, por meio das atividades lúdicas como artesanato, artes, música dentre outros, o idoso se sente útil e apreciado pelo que produz.