Não importa a idade, se com 50 ou 80 anos, além de ser prazeroso, praticar exercícios aumenta a qualidade de vida e traz benefícios para o corpo e a mente. Estar fisicamente ativo auxilia a prevenir ou eliminar problemas de saúde.
Um estilo de vida sedentário pode fazer com que ocorram perdas em quatro áreas importantes para a saúde e independência motora: força, resistência, equilíbrio e flexibilidade. Veja também COMO MELHORAR A VIDA DOS IDOSOS COM A PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIOS FÍSICOS
Melhorar a força e a resistência fica mais fácil subir escadas e carregar objetos mais pesados. A melhoria no equilíbrio auxilia a prevenir quedas e a ficar mais flexível podendo evitar lesões e/ou acelerar sua recuperação.
Hidroginástica
É o exercício mais indicado para as pessoas idosas, especialmente aquelas com problemas ósseos, como osteoporose e artrose, além de ser eficaz para fortalecer a musculatura e diminuir a perda de massa óssea. A água restringe os efeitos da gravidade sobre as estruturas ósseas e articulares, abrandando os desgastes e o impacto.
Natação
Intervém na frequência cardíaca e no consumo de oxigênio. Entre os benefícios, os mais notados são o aumento da disposição no dia-a-dia, a probabilidade de executar atividades da vida diária que antes não obtinham. Aumento da mobilidade, evolução na musculatura do abdômen e do assoalho pélvico, o que diminui os casos de incontinência urinária, em especial nas mulheres. Podem haver observações para pessoas com certas patologias, como pressão alta.
Dança
Por ser uma atividade aeróbia, muitas vezes é uma sugestão médica com intuito de amenizar sintomas de determinadas patologias como: hipertensão, obesidade, osteoporose, depressão e exercícios para memória. A dança, especialmente a de salão, é uma atividade que incita a sociabilidade, promovendo o bem-estar emocional.
Caminhada
Acelera o metabolismo, queimam calorias, melhora o sistema circulatório, deixa o pulmão mais hábil, combate a osteoporose, acrescenta a sensação de bem-estar, deixa o cérebro mais saudável, diminui a sonolência, controla a vontade de comer e protege o organismo contra derrames e infartos. Por ser um exercício aeróbico, usa oxigênio na geração de energia para os músculos, resultado de uma atividade física rítmica fortalecendo os músculos que trabalham na respiração e, além disso, a musculatura envolvida no exercício realizado.
Ciclismo
Contribui com o aumento da estabilidade postural, da cognição e da coordenação motora, diminui a incapacidade funcional, promove à melhoria da autoimagem, melhora do sono, aumenta o bem-estar psicológico e estimula a promover outras mudanças no estilo de vida.
Pilates
Trabalha o corpo de forma global, realinha a musculatura, aumenta o controle neuromuscular, o rendimento, a coordenação motora e a mobilidade. Melhora o equilíbrio, tônus muscular e trabalha a correção postural. Excelente para auxiliar na incontinência urinária, especialmente para as mulheres, por trabalhar a região pélvica. Somente portadores de Alzheimer e hipertensão têm restrições para praticar.
Exercícios de equilíbrio e coordenação
Para manter a facilidade de locomoção, o equilíbrio e a coordenação motora, as atividades combinadas são as mais aconselhadas. Sessões com exercícios de caminhada com obstáculos, andar na ponta dos dedos e calcanhares, caminhar para frente, para trás e para os lados são ideais.
Alongamento
É de suma importância para prevenção de lesões e para o ganho de amplitudes dos idosos. Priorize durante o programa de exercícios. Antes, no aquecimento, e depois, no relaxamento. O alongamento praticado regularmente traz muitos benefícios e bem-estar.
Corrida
Atua no bem estar geral, conserva a independência, ajuda no controle das mudanças aceleradas pelo processo de envelhecimento, promove a completa autonomia nas atividades do cotidiano. Cuidados: por ser um exercício de alto impacto, as práticas de corrida precisam ter certas precauções. Respeite a frequência cardíaca máxima, que ao longo dos anos tende a diminuir substancialmente, realize aquecimento e reforço muscular.
Musculação
Aumenta a autonomia funcional da pessoa idosa e admite retomar algumas atividades que já tinham sido abandonadas. Em muitos casos, complementa ou substitui a ação de medicamentos, fortalece os músculos e diminui a pressão sobre as articulações, ajudando na prevenção da hipertensão, do diabetes e da obesidade. Melhoramento da autoestima por reinserir a pessoa em novas atividades.
Benefícios Do Exercício Físico Para Os Idosos
Quanto mais a idade vai chegando, mais importante se torna um estilo de vida ativo. Pode parecer uma contradição, mas se tem alguém que necessita de praticar exercício físico regularmente, são os idosos. Porquê? É simples: ajuda a conservá-los saudáveis, com energia, confiança e boa disposição. Saúde para dar e vender, independentemente da idade.
- Batalha contra a depressão.O exercício físico pode se tornar um dos melhores remédios contra a depressão, a tristeza e a falta de rumo, que afeta muitos idosos nesta fase da vida. A prática regular de uma atividade física gera endorfinas, as “hormonas da felicidade” que desencadeiam sentimentos de bem-estar e autoconfiança.
- Mantém o cérebro sempre alerta.Além dos benefícios físicos, psicológicos e emocionais, o exercício físico tem um contributo importante em sustentar o cérebro dos idosos alerta e ativo. A atividade física garante o funcionamento pleno das funções cognitivas o que, por sua vez, pode prevenir a perda de memória, a demência e até desacelerar a progressão da doença de Alzheimer. A lucidez e a clareza da mente de um idoso pode também incentivá-lo a fazer outras coisas como manter os hábitos de leitura e escrita, entre outras atividades. Veja também como manter o bem-estar e a memória ativa.
- Menos doença, mais saúde.Praticar exercício regularmente é ainda crucial para todos os idosos porque diminui o impacto das doenças crônicas e não crônicas a que podem ser suscetíveis. Determinados benefícios de saúde que a ginástica traz aos idosos incluem o fortalecimento do sistema imunitário e digestivo, um coração e uma tensão arterial mais saudáveis, ossos mais fortes e resistentes. Os idosos que praticam algum tipo de atividade física têm um risco menor de virem a sofrer de osteoporose, diabetes, obesidade, doenças cardíacas, Alzheimer, câncer do colo e da mama.
- Um sono melhor.A idade, muitas vezes traz com ela perturbações de sono que afetam as noites dos idosos. A prática de exercício físico regular colabora substancialmente para um sono melhor, mais profundo, mais regenerador e que chega mais depressa na hora de deitar a cabeça na almofada. Melhorando o sono, logo irá acordar mais disposto para o seu dia-a-dia.
- Garante uma autoestima elevada.É certo e sabido que quem pratica exercício físico frequentemente sente-se muito melhor com a sua imagem física e isso é imprescindível para qualquer pessoa, independentemente da sua idade. Quem é que não gosta de se olhar ao espelho e sorrir porque admira a imagem refletida? Sentir-se bem consigo é meio-caminho andado para nos sentirmos bem com a vida e com as pessoas que nos rodeiam – e os idosos ainda têm muito que dar ao mundo!
- Manter o peso ideal.Com o avanço da idade, o metabolismo do organismo desacelera, e se torna mais difícil o idoso assegurar o seu peso ideal. Para evitar o ganho ou a perda de peso demasiada, nada como o idoso manter-se ativo. O exercício físico não só acelera o metabolismo, como ajuda a criar massa muscular o que, por sua vez, colabora para queima de calorias indesejadas. Manter o peso ideal é muito importante para um idoso porque isso provoca inúmeros benefícios de saúde e um bem-estar geral.
- Corpo em forma.A melhor forma de combater a falta de mobilidade e a aparente fragilidade dos idosos é praticar exercício físico, que vai ajudá-los a melhorar a sua força, flexibilidade e postura, melhorando também a sua mobilidade, equilíbrio e coordenação. Com o seu corpo em forma, um idoso sentir-se-á mais capaz de levar a sua vida normal, sem receio de executar as suas próprias tarefas e com muito menos medo das quedas frequentemente associadas à terceira idade.
- Uma maior independência.A verdade é que os idosos que praticam exercício físico de forma regular vão parecer e sentirem-se mais novos, durante mais tempo. Proporcionalmente, vão manter-se ativos durante mais tempo, o que significa que vão transtornar uma vida sedentária por uma vida mais ativa e dessa forma, além de ganharem saúde e bem-estar, vão continuar a fazer suas atividades pelas suas próprias mãos. Vão manter-se independentes e felizes, por isso, incentive os idosos a optarem pela prática de exercícios físicos.