Botão do WhatsApp

Criando momentos especiais com seus pais

Muitas pessoas experimentam isso com os pais com uma dose diária sem perceber, são os momentos especiais que nos acalmam, confortam e agradam através de ações, gestos e simples sorrisos. Agora é chegada a nossa vez de oferecer a nossos pais idosos alguns momentos especiais.

Já outras, possuem laços estreitos com sua família de origem, seja por amor, por necessidade ou um senso de dever e solidariedade. A verdade é que os pais envelhecem enquanto muitos ainda estão passando por fases produtivas e atuantes, é justamente quando eles mais precisam dos cuidados e da atenção dos filhos, os papéis no final, se invertem.

Os pais possuem seus valores que já não são mais os nossos próprios, o idoso tem suas próprias manias, e muita dificuldade de aceitar sua nova forma de viver, além também da resistência em concordar que seus filhos podem seguir em frente sem depender de seus conselhos. São poucos os que se dispõe a absorver e acompanhar a evolução social, enquanto outros se recusam a sair do lugar como crianças birrentas, eles se sentem no direito de viver a vida como bem entendem, mesmo que isso cause desconforto e embates no ambiente familiar. Tudo isso faz parte da difícil aceitação do processo de envelhecer, principalmente quando o idosos viveu sua vida inteira de maneira ativa, como um profissional atuante e o cabeça da família, é por isso que perder toda a independência e a autonomia é um processo completamente doloroso.

Esses idosos são parte de uma geração que não teve a oportunidade de ter contato com um mundo recheado de informações como o que vivemos atualmente. Eles são parte de um grupo ainda preconceituoso relacionado a terapias que promovem o autoconhecimento, aprenderam a viver sem questionamentos, não com menos problemas ou traumas. Porém, isso não significa que não seja algo trabalhoso, difícil e muito menos desgastante acompanhar o declínio desses, mas que muitas vezes são intransigentes.

Momentos

Demonstrar ao seu pai ou sua mãe idosos, o quanto eles significam para você não leva mais do que um simples momento. Quando você tem cuidado com os idosos não significa apenas dar banho neles, alimentá-los ou ajudá-los a se locomover, todo cuidado significa oferecer um abraço, um sorriso caloroso ou uma palavra amável e gentil quando houver momentos de frustração.

Os cuidados familiares com os pais idosos, principalmente os que tenham sido diagnosticados com Alzheimer ou demência, enfrentam desafios diários. A Associação de Alzheimer informou que haverá cerca de 14 milhões de pessoas no Brasil diagnosticadas com Alzheimer no ano de 2050. Esses números servem para encorajar a cada um de nós, a passar um tempo de qualidade com nossos pais já em idade avançada.

Existem inúmeras oportunidades para criar momentos especiais com seu pais idosos, conheça alguns:

  • Sente-se e diga ao seu pai ou mãe ou a ambos, o quanto eles significam para você;
  • Fotografe momentos em que você leve seus pais para um passeio especial, isso significará muito para eles, mesmo que seja apenas sentar e aproveitar o momento juntos, crie um álbum de fotos e presenteie-os com ele;
  • Leve sua mãe ou pai idoso a um lugar especial que signifique algo para eles e aproveite o dia desfrutando a companhia deles;
  • Coloque para tocar músicas que faça com que seus pais sorriam relembrando as memórias já esquecidas a tanto tempo.

Criar presentes especiais para os pais idosos também é uma maneira incrível de criar memórias especiais com a família, amigos e entes queridos. Para idosos que vivem em casas de repouso sob os cuidados de pessoas especializadas ou para aqueles que estão entre a família, esses simples gestos são apreciados com muito amor e carinho.

A Organização do Alzheimer ainda sugere que os cuidados de pessoas que sofram da doença ou de algum tipo de demência se lembrem de que aqueles que sofrem dessas perdas cognitivas também podem:

  • Responder ao tom de voz ou ao contato visual;
  • Executar simples tarefas;
  • Experimentar as emoções;
  • Desfrutar de antigos passatempos e tarefas que podem facilmente ser readaptadas às limitações físicas e cognitivas;
  • Aproveitar-se de um abraço;
  • Amar e cuidar muito de você.

Enfrentando o passado e o futuro

Não é fácil para qualquer adulto responsável pelos cuidados dos pais idosos, ou até mesmo para aqueles que disponibilizam seu tempo para cuidar de idosos que não são de sua família, é triste ver uma pessoa tão amada e querida presa em uma luta diária contra as tarefas que até então pareciam ser tão simples. Quando o assunto são as lembranças de sua mãe ou pai em dias melhores, ou é difícil lidar com a incerteza do futuro, os responsáveis pelos cuidados do idoso devem apenas aproveitar todas as oportunidades para criar momentos especiais com seus pais.

Esses momentos especiais não precisam ser momentos únicos, podem ser tarefas das mais simples possíveis, tarefas cotidianas que podem ser facilmente desfrutadas com seus pais idosos e que claro, eles podem desfrutar com você. Confira algumas opções a seguir para que você desfrute de momentos especiais com seus pais:

  • Olhe as fotos de família;
  • Cante as canções da igreja favorita deles;
  • Seja bobo e crie brincadeiras com seus pais;
  • Dobre as roupas;
  • Crie uma viagem panorâmica;
  • Leve-os para alimentar os patos em algum parque;
  • Corte fotos de revistas juntos;
  • Lembrem-se juntos dos velhos tempos.

Não perca o precioso tempo que você tem ao lado deles desejando que as coisas fossem diferentes. Trate cada novo dia como uma oportunidade para mostrar aos seus pais como você os ama. Crie momentos especiais todos os dias, você será sempre feliz pelo que fez.

Planejar os cuidados

Chega um determinado momento na vida do idoso que ele não consegue nem mais cuidar de si mesmo como antes e precisará da ajuda redobrada. Quando isso acontece, seus filhos devem determinar qual a melhor assistência, sempre em busca de soluções acessíveis. De modo geral, a melhor maneira de se chegar a uma conclusão é reunir a família e considerar como cada um poderá ajudar, com todos envolvidos até mesmo os pais que devem expressar suas necessidades e participar ativamente de qualquer decisão que seja tomada.

Essa reunião de família tem como objetivo determinar se com ajuda os pais podem continuar em suas casas ou se pode-se considerar como cada parente ajudará nos cuidados das responsabilidades. Alguns podem cuidar do dia a dia, enquanto outros podem ajudar financeiramente e no que mais for necessário para o conforto de ambos. É necessário que a família tenha ciência de que cada um tem seu próprio papel, que pode mudar conforme o tempo passa, tornando necessário um revezamento nas tarefas.

Antes de iniciarem os cuidados, é preciso saber a respeito da condição do idoso que será cuidado, portanto é preciso realizar pesquisas e buscar informações a respeito da condição dele. Se ele possui uma doença degenerativa, basta procurar como essa doença evolui com o tempo. Entre em contato com agências que ofereçam serviços para idosos. Descubra quais recursos estão disponíveis, sempre com objetivo de facilitar sua tarefa e proporcionar aos idosos que estiverem sendo cuidados, os melhores cuidados.

O responsável pelos cuidados do idoso pode até ter que abdicar de sua vida pessoal, quando não puder mesmo, conte com vizinhos ou com outro familiar.  É fundamental saber que se o idoso for lúcido e puder decidir sobre sua vida, que a opinião dele a respeito de suas necessidades deve ser respeitada. Alguns preferem viver sozinhos, então é preciso dar condições para que isso ocorra, falando abertamente sobre determinados itens que não podem faltar no que diz respeito à segurança: ausência de tapetes na casa, barras no banheiro, deixar comidas prontas para evitar ao máximo o uso do fogão. Antes de considerar essa possibilidade como definitiva, é bom verificar junto à família quem pode acolher esse idoso e deixar que ele escolha em qual casa deseja morar. Passar o fim da vida de casa em casa por curtos períodos de tempo pode não ser uma boa opção para ele, que poderá se sentir um estorvo, dificilmente ficará à vontade e permanecerá sem referência de lar, a menos que ele mesmo manifeste o desejo de viver assim.

Este artigo pode te ajudar!

8 coisas que você precisa saber sobre cuidados com os idosos


Como lidar com a teimosia do idoso?

Esse é um momento que torna-se fácil quando o relacionamento entre pais e filhos ao longo da vida foi uma convivência íntima e afetuosa. Um diálogo calmo, sem imposições facilita a aceitação da nova realidade. Ao invés de gritar e exigir, você pode calmamente pedir que o idoso tome o remédio, que ele permita que você dê a ele todo cuidado necessário. Ofereça outras opções, mais simples e com calma para todo problema e situação que vier a acontecer, pois será sem quaisquer imposições que as novas necessidades serão realizadas.

Explique e argumente com carinho e demonstrando preocupação com o idoso, sendo esse o melhor caminho para quebrar a impressão que ele possa ter de ter sempre alguém criticando ou decidindo por ele o que fazer ou escolher.