Cuidados necessários ao viajar com idosos

A chegada das férias escolares e do verão são uma excelente oportunidade para viajar com a família. Além de ser uma oportunidade de socialização que contribui diretamente para a qualidade de vida dos idosos. Mas alguns cuidados devem ser tomados para que o momento seja de alegria e não aconteça nenhum imprevisto durante a viagem.

Sendo assim, separamos algumas dicas para organizar uma viagem inesquecível com a presença de todos que você ama. Confira:

  • Escolha bem o destino

Muitos lugares são complicados para fazer turismo com idosos, com muitas escadas, dificuldade de encontrar banheiro e percursos que demandam longas caminhadas. Por isso pense na acessibilidade do seu destino.

Uma dica importante neste momento é pensar também como você irá se deslocar até o local: se for de avião, evite as escalas, e se for uma viagem de carro, faça paradas estratégicas.

  • Consulte um médico antes de ir

Apenas um profissional irá dizer se o idoso está mesmo em condições de enfrentar longas horas de viagens e dias longe de casa. Além de ser importante pegar receitas de eventuais medicações que poderão ser necessárias durante a viagem. E o médico pode ainda dar alguns conselhos para minimizar os efeitos da viagem.

  • Faça um seguro saúde

Esta dica não vale apenas para idosos. Hoje em dia é super fácil fazer um seguro e na internet há várias opções. Caso o idoso já tenha um plano de saúde, confira se ele tem assistência no destino da viagem, se tiver será excelente.

  • Ajude na hora de fazer a mala

Quem nunca foi viajar e esqueceu algo que precisava muito para trás? Exatamente, é mais normal do que desejávamos. Por isso vale separar alguns minutinhos para ajudar o idoso a fazer sua mala, faça uma lista, pesquise como vai estar o tempo no destino, escolha sapatos confortáveis e seguros e coloque um casaquinho a mais, já que idosos tendem a sentir mais frio.

Se for uma viagem de avião, observe o que o idoso irá levar na bagagem de mão. São poucos que estão acostumados a viajar e pode não saber muito bem como funciona o raio x no aeroporto e o que pode e não pode ser levado.

  • Não se esqueça de levar os remédios

Um kit de remédios para viagens é um item indispensável seja em qualquer idade, mas quando são idosos o cuidado deve ser maior, uma vez que muitos fazem uso diários de remédios. Então tenha certeza que todos os remédios serão levados para a viagem, vale a pena levar uma quantidade maior, afinal pode acontecer algum imprevisto e o retorno demorar mais que o esperado.

Uma dica importante é ter sempre as receitas dos remédios em mãos, principalmente se forem controlados – tarjas vermelha e preta – que requerem receita médica onde conste o nome do idoso e o carimbo do médico.

  • Faça um cartãozinho com informações básicas

Assim como com as crianças, faça um cartãozinho com nome, telefone de contato e nome de alguém para deixar sempre com o idoso. Outra opção é sempre combinar um ponto de encontro caso vocês se percam.

  • Atenção com a hidratação

Com o passar dos anos, a capacidade do nosso organismo de conservar a água diminui, sendo assim os idosos são mais sensíveis e por isso é sempre importante mantê-los hidratados. Mantenha sempre uma garrafinha em mãos e tome cuidado também com uma alimentação equilibrada.

  • Calcule mais tempo para as atividades

Relaxe e faça as coisas com calma. É importante respeitar o tempo do idoso para que ele aproveite toda a viagem sem perder algum dia descansando no hotel. Uma dica importante também é fazer uma pausa entre uma atividade e outra.

Mas caso vá fazer uma viagem que não tem como levar os idosos como acompanhante e não tenha alguém de confiança para acompanhá-lo enquanto estiver fora, entre em contato conosco, temos uma equipe especializada para cuidar com muito carinho do seu ente querido.



Deixe uma resposta