Entenda a importância do lazer para os idosos

Apesar de muita gente não dar o devido valor, o lazer é uma das melhores fontes de saúde, pois mantém os benefícios de uma vida ativa ao corpo e evitando a incidência de distúrbios mentais. Esses efeitos são ainda mais visíveis na terceira idade, uma vez que os idosos se encontram em debilidade de saúde geral. Com isso, as práticas de lazer, bem como atividades físicas e uma boa alimentação na terceira idade, são essenciais para que se encontre nelas uma melhor qualidade de vida e bem estar. Veja a importância do lazer para os idosos neste artigo!

Quais benefícios o lazer traz para os idosos?

A terceira idade traz consigo alguns fatores negativos e que podem influenciar muito a saúde do idoso. Nessa idade, é comum lidar com a perda de entes queridos, com a distância da família, aposentadoria e as eventuais complicações à saúde que chegam com o passar do tempo.

Com isso, o idoso pode se tornar suscetível a problemas mentais advindos da solidão, perda de autoestima, da fraqueza física e emocional. Por isso, o lazer pode ser um remédio bastante eficaz para lidar com estes problemas.

Novas experiências e relacionamentos sociais

Além de promover a maior movimentação do idoso, a prática de atividades de lazer faz com que ele aumente o seu ciclo social e se relacione com mais pessoas que estão buscando o mesmo. Dessa forma, o idoso se sente mais amparado e mais feliz.

Quanto mais atividades de lazer são praticadas pelo idoso, maior a rede de relacionamentos e mais experiências ele terá!

Distração dos problemas

Com a interferência do lazer, o idoso começa a sair mais de casa e se distrair de seus problemas, deixando de ficar sozinho e sem relações externas. Isso tira o idoso de sua zona de conforto e fazem com que ele exercite o seu corpo e sua mente.

LEIA MAIS  Como lidar com os idosos durante a pandemia

Essa distração previne distúrbios como ansiedade e depressão, além de fortalecer os músculos e otimizar as demais ações do organismo.

Melhora do raciocínio

O lazer pela vida ativa, pelas estratégias e pelo maior fluxo de informações atua diretamente na maior captação e conservação dessas informações e na melhora do raciocínio.

Isso se deve ao cérebro que está em constante atuação em meio a atividade de lazer e que por esse exercício mental é capaz de aprimorar suas funções.

Vida ativa

Os movimentos que a maioria das atividades de lazer promovem combatem diretamente o sedentarismo que está presente no estilo de vida da maioria dos idosos.

A prática regular de exercícios, juntamente com uma alimentação equilibrada são os pilares de uma vida saudável. De acordo com a escolha da atividade de lazer, ela pode ser considerada uma atividade física, devendo-se consultar um médico para que a escolha ideal seja feita.

Quais os tipos de lazer ideais para idosos?

Seja dentro da academia, ao ar livre ou junto a família — com o auxílio de profissionais —, o importante é manter o corpo ativo, para uma vida melhor. Separamos aqui 6 tipos de lazer que são ideais para quem já está na melhor idade:

Natação: traz benefícios relacionados à frequência cardíaca, à função respiratória e, claro, ao aumento da mobilidade. Além disso, é uma atividade de baixo risco.

Caminhada: ajuda a aumentar a disposição e o bem-estar e gera energia para os músculos através do trabalho com a respiração.

Dança: um grande estimulante social, a dança faz bem não somente ao corpo, mas também à mente, pois ajuda a combater a depressão.

Musculação: é isso mesmo! A musculação é um ótimo exercício indicado para a terceira idade. Como é adaptável, essa atividade física permite que se comece com pesos e halteres bem leves.

LEIA MAIS  7 importantes cuidados com a pele do idoso

Hidroginástica: é excelente para o fortalecimento muscular, para o sistema cardiorrespiratório, além de ajudar a melhorar a coordenação motora.

Pilates: traz benefícios relacionados ao alinhamento da musculatura e diminui a pressão sobre articulações, já que todo o alongamento é feito aproveitando o peso do próprio corpo. Previne doenças como a diabetes, a hipertensão, e reduz o risco de obesidade.

 

Vale lembrar que todas essas atividades podem ser feitas em família, para que o idoso tenha companhia e uma dose extra de motivação!

Como já dissemos aqui no blog da Serenidade, a solidão é um dos maiores problemas na terceira idade e tudo que puder ser feito para amenizá-lo é bem vindo!

 

Por isso, aproveite esses momentos para encorajar o idoso e até mesmo entrar na onda e realizar atividades físicas e de lazer junto a ele!

Dessa forma, você também o ajuda a não se sentir sozinho ou deslocado socialmente. Ajude-o a introduzir atividades que agreguem sua rotina e que tragam novamente o sentimento de sentir integrado e com função social.

Agora que você já sabe importância do lazer para os idosos e como as atividades são fundamentais na terceira idade, aproveite para conhecer mais sobre o Residencial Serenidade em nossas redes sociais e conferir mais artigos aqui em nosso blog!

 



Deixe um comentário