Os benefícios da hidroginástica para a terceira idade

A hidroginástica é a queridinha dos esportes entre as pessoas da terceira idade. Motivos para isso não faltam, mas o principal deles, é que a atividade auxilia no bem-estar sem impactos agressivos ao corpo, já que a água consegue amortecer os movimentos.

O processo de envelhecimento traz inúmeras alterações psicológicas e físicas que interferem na área motora, dificultando uma vida ativa e contribuindo para o aparecimento e agravamento de determinadas doenças, além de atrapalhar a realização das atividades do cotidiano.

Portanto, a prática de atividade física é fundamental para o idoso, não só na prevenção de doenças como na reabilitação de suas habilidades motoras, promovendo um estilo de vida saudável que é fator preponderante para a melhoria da qualidade de vida.

Pensando nisso, neste artigo vamos explicar os benefícios da hidroginástica para a terceira idade! Acompanhe:

Quais benefícios da hidroginástica para a terceira idade?

A hidroginástica propicia ao idoso o aumento de sua capacidade aeróbia, força muscular, flexibilidade articular e o treinamento de habilidades específicas como equilíbrio e coordenação motora.

Soma-se ainda o fato de esta atividade oferecer ambiente de relaxamento e incentivo ao contato social, atuando no combate ao estresse, depressão, na melhoria da autopercepção corporal e da autoestima. Separamos aqui alguns outros benefícios que a prática oferece:

Aumento do metabolismo

A atividade aumenta os batimentos cardíacos, a frequência nas respirações, a oxigenação do corpo e a circulação sanguínea. Tudo isso afeta diretamente o metabolismo, que aumenta para acompanhar o ritmo do exercício, e na queima de calorias, que geram energia para fazer a atividade física.

Melhora da oxigenação do organismo e do cérebro

Como a atividade melhora o ritmo cardíaco, o corpo passa a ter uma oxigenação melhor. Com mais sangue circulando, o oxigênio aumenta no organismo, inclusive no cérebro, sendo benéfico por estimulá-lo e fortalecê-lo.

LEIA MAIS  Necessidades nutricionais para idosos

Aumento da mobilidade articular

Por ser uma atividade que não sobrecarrega e nem promove o impacto nas articulações, a hidroginástica é ideal para quem possui problemas articulares. Ela ajuda a fortalecer e dar estabilidade, sem ocasionar nenhum outro problema.

Melhora o sono

Ao fazer atividades físicas com frequência, você acaba regularizando mais facilmente o seu sono. Como consequência, você acorda mais disposto, aumenta o bem-estar e energia, o que resulta em maior qualidade de vida e menos irritação, cansaço e sonolência.

Fortalecimento muscular

Com o aumento progressivo da intensidade, dificuldade e força exigida nos exercícios, o fortalecimento dos músculos se torna uma consequência. E com a contração das fibras musculares, você possui, além do aumento da força, maior flexibilidade.

Melhora do condicionamento cardiovascular

Ao aumentar o número de batimentos cardíacos, o exercício ajuda a melhorar o condicionamento cardiovascular, porque fortalece o coração e melhora a sua eficiência, e isso é um dos principais benefícios da hidroginástica para a terceira idade.

 

Contudo, algumas precauções devem ser adotadas na prescrição da atividade direcionada para o idoso, a fim de que esta seja segura e prazerosa. Assim como toda atividade física, é preciso que você busque a orientação de um médico e faça uma avaliação para saber se a hidroginástica é o exercício mais indicado.

 

Agora que já sabe todos os benefícios da hidroginástica para a terceira idade, conheça mais sobre o Residencial Serenidade em nosso site!

Acompanhe o blog, sempre com temas novos!



Deixe um comentário