Botão do WhatsApp

Saiba quais cuidados tomar com os idosos durante o inverno.

O inverno é um momento favorável para o aumento de casos de doenças respiratórias e gripe, especialmente para os idosos e crianças. Na tentativa de diminuir a incidência destes casos, todos os anos é realizada a campanha de vacinação contra a gripe, em que essas pessoas que fazem parte do público alvo. Além disso, outros cuidados também são eficazes e necessitam de uma atenção nesse período mais frio.

Também devemos ter a atenção dos idosos durante o período do inverno com a hidratação. Naturalmente, as pessoas mais velhas já não bebem muita água e no frio, por diminuir a transpiração, o consumo é ainda menor.

Aqueles bons e velhos chás de ervas medicinais são indicados. A boa alimentação também não pode ser esquecida. Quanto mais realçado estiver o prato, melhor. Verduras e legumes são imprescindíveis.

Outro cuidado muito importante é com as roupas, luvas, meias e cachecol no pescoço necessitam ser usados, principalmente na hora de dormir, precisamos levar em consideração que os idosos tem uma circulação sanguínea prejudicada e, em dias mais frios, as extremidades ficam mais geladas, conseqüentemente eles sentem mais frio.

Na hora do banho, não há indicação de qual seja a melhor temperatura da água. O idoso pode tomar o banho com a água morna ou da forma que já está acostumado, sem problemas, mas é indicado que fique bem agasalhado.

As atividades físicas não podem ser deixadas de lado durante o inverno. O corpo em movimento é capaz de reparar a circulação sanguínea e diminui o risco de infecções. Veja Como melhorar a vida dos idosos com a prática regular de exercícios físicos. Os médicos costumam orientar que sejam feitas caminhadas, pilates, ir a academias populares e não deixar de fazer a hidroginástica.

 

 Algumas doenças ligadas a esse período

Com a chegada das “frentes frias”, sete de cada dez idosos que buscam uma consulta médica por problemas respiratórios ou dores reumáticas. Fatores como declínio fisiológico que segue o processo de envelhecimento, redução de imunidade, doenças associadas, como a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), diabete melito, doenças cardiovasculares, demências e outras, a par das variações ríspidas de temperatura, colaboram para que isto ocorra.

A gripe é uma infecção aguda, altamente contagiosa, motivada pelo mixovirusinfluenza e, que, no idoso, pode evoluir de forma grave ou mesmo fatal para pneumonia, broncopneumonia, bronquite, sinusite, otite, encefalite e miocardite. Os principais sintomas são: febre, tosse seca, cansaço, calafrios, dores generalizadas e redução do apetite, levando o paciente, com frequência, para a cama.

A DPOC que engloba a bronquite crônica e o enfisema pulmonar tem como principal fator de risco o fumo, proporciona piora da sintomatologia durante o inverno, levando o paciente com freqüência para o hospital. Caracteriza-se por tosse crônica, falta de ar aos esforços, cansaço físico e infecções de repetição.

O melhor remédio também é a prevenção, sendo muito importante adotar algumas medidas, tais como:

  •  Evitar contato com pessoas gripadas e aglomerações, pois o vírus é transmitido pelo ar ou contato físico.
  •  Não fumar e evitar ambientes poluídos.
  •  Lavar muito bem as mãos, pois diminui as infecções.
  •  Procurar ingerir líquidos – de 6 a 8 copos de água por dia.
  •  Comer adequadamente.
  •  Fazer exercícios físicos regularmente, porém com prudência.
  •  Manter a casa bem arejada.
  •  Manter as vias aéreas superiores livres de secreções, usando lenços de papel descartáveis.
  •  Procurar um serviço de saúde na vigência dos primeiros sintomas.
  •  Evitar a automedicação, visto que os medicamentos sintomáticos da gripe contêm, em sua fórmula, substâncias como efedrina, pseudoefedrina e antialérgicos que podem desencadear, no idoso, hipertensão arterial, taquicardia, arritmias cardíacas e sonolência e as suas conseqüências.
  •  Pela mesma razão, impedir o uso de gotas nasais, como vasoconstritores, sem orientação médica.
  •  Evitar automedicação com antibióticos.
  •  Conservar os aparelhos de ar condicionado revisados e limpos.
  •  Informar-se sobre esquemas de vacinação contra gripe e pneumonia pneumocócica.
  •  Controlar o estresse, pois pessoas estressadas adquirem gripe e resfriado com facilidade, devido à queda do sistema imunológico.

As dores reumáticas pioram durante os dias frios, não se sabendo ainda o motivo. São mais de cem os tipos de reumatismos, sendo que no idoso prevalece a artrose. Consiste em um desgaste das cartilagens articulares que tem como função suportar o peso, promover o deslize durante os movimentos, funcionando como um amortecedor de choques. Para diminuir as crises de dor, utilizam-se analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia e cuidados posturais.

O inverno determina também cuidados especiais com a pele, ocorrendo redução de oleosidade, podendo levar a problemas como dermatite. Importante é reduzir o tempo gasto no chuveiro, usar água morna e manter a pele hidratada. O protetor solar, mesmo com o sol mais ameno, não deve ser dispensado.

Nutrição para idosos 

A boa alimentação ainda deve estar presente no inverno. Os idosos costumam comer muitos carboidratos como pães e massas, o que pode desequilibrar a ingestão de nutrientes e levar à baixa imunidade. Escolha por proteínas mais saudáveis como peixes, frutas e verduras e muito líquido para hidratar. Muitos idosos têm também queda de vitamina B12, importante para a memória, encontrada em ovos, derivados de leite e bife de fígado. Proporcione ainda caldos e sopas nutritivos que alimentam e aquecem o idoso nos dias frios. Veja os Nutrientes necessários para o bem estar do idoso.

Faça o idoso se movimentar

Se o idoso não tiver restrição médica ele deve se exercitar no frio normalmente, de preferência em ambientes fechados. Ficar parado é nocivo e pode levar à atrofia do sistema muscular, há complicações digestivas e à perda de vitalidade, além de colaborar com a obesidade, o envelhecimento do corpo e o agravamento de doenças.

Para quem já sofre de problemas articulares como artrite e artrose, é melhor investir em atividades com menor impacto como hidroginástica – a água aquecida ainda incita a circulação do sangue e relaxa. O pilates também é um ótimo aliado para prevenir doenças da terceira idade e dar mais autonomia ao idoso.

Além dos exercícios físicos convencionais, o idoso deve se movimentar sempre que possível, caminhando ao ar livre em horários menos frios ou em lugares fechados como shopping centers.

Proteja os idosos contra o frio

O idoso deve sempre proteger o pescoço, a lombar e os pés, que são as áreas do corpo mais receptivas ao frio. Agindo assim, você também auxiliará a evitar que o idoso contraia friagens, gripes e resfriados com facilidade. Ambientes aquecidos ao mesmo tempo são benéficos para a saúde deles. Utilize um ar-condicionado com ciclo reverso, ou seja, com função quente. É imprescindível para aquecer o ambiente do idoso.