Saúde bucal na terceira idade: saiba como cuidar

Com o avanço da idade, alguns problemas de saúde na boca começam a surgir e podem afetar o bem-estar dos idosos. No entanto, é possível tratar e lidar com esses inconvenientes sem muitos estresses, desde que se saiba como cuidar da saúde bucal na terceira idade.

Quando falamos sobre qualidade de vida , isso inclui diversos cuidados com o nosso corpo, e claro, também deve incluir os cuidados com a boca. Mesmo porque, manter os cuidados com os dentes beneficia não apenas a saúde bucal, mas também a saúde do sistema digestivo, já que mastigar corretamente é fundamental também para garantir uma boa digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes.

Quer saber como manter em dia a saúde bucal na terceira idade? Então, continue a leitura e confira os cuidados que nós do Residencial Serenidade separamos para você!

Quais os cuidados mais importantes nessa fase?

Como você sabe, a terceira idade requer maior atenção à saúde como um todo. Com algumas atitudes, é possível diminuir os desconfortos e evitar as doenças que prejudicam a boca, e, assim, alcançar o bem-estar e a qualidade de vida. Alguns cuidados são fundamentais, como:

Fazer uma boa higiene bucal

Uma boa higiene bucal é fundamental para evitar cáries e doenças. Por isso, é importante escovar os dentes e a língua, além de passar o fio dental, após todas as refeições. Se necessário, use o enxaguante bucal recomendado pelo seu dentista.

Dar atenção a sua prótese

Caso utilize prótese, capriche na limpeza dela seguindo estes passos:
1- Retire o excesso de comida com água corrente;
2- Escove-a com uma escova própria e sabonete neutro (a pasta de dentes pode estragar o material da prótese);
3- Coloque-a dentro de uma solução de limpeza própria para isso que é encontrada em forma de pastilhas efervescentes;
4- Finalize fazendo a higienização da sua boca.

LEIA MAIS  Mantenha o Bem-Estar e a Memória Ativa

Mantenha a saúde em dia

Algumas doenças podem afetar a saúde bucal, como problemas cardiovasculares e diabetes. Por isso, cuidar da saúde do corpo também é uma maneira de preservar a da boca.

Visite o dentista regularmente

Não é porque já é idoso ou porque usa prótese que não precisa mais ir ao dentista. Pelo contrário, esse profissional continua sendo o seu maior aliado na saúde bucal e na prevenção de doenças relacionadas. Sendo assim, consulte-o regularmente para garantir uma boca sempre saudável.

Os cuidados com a boca devem ser tomados em todas as fases da vida para assegurar um sorriso bonito e saudável. Portanto, saiba como cuidar da saúde bucal na terceira idade e mantenha a boca e os dentes longe de problemas que prejudicam a sua autoestima e a qualidade de vida.

É fundamental que você procure um médico especialista nesta área e ajude o idoso a passar da melhor forma possível por essa fase tão delicada. Este cuidado é essencial e muito positivo para a saúde e qualidade de vida dele!

 

Conheça mais sobre nosso trabalho em nosso site e redes sociais!

Fique de olho no blog! Todos os meses trazemos novos temas!



Deixe um comentário