Seja qual for a idade, a prática de exercícios é prazerosa e totalmente capaz de elevar a qualidade de vida com a diversidade de benefícios que são proporcionados ao corpo e a mente. Quando a pessoa é fisicamente ativa, ela é capaz de prevenir e até mesmo eliminar problemas de saúde.
Quando se leva uma vida sedentária, podem ocorrer perdas importantíssimas para a saúde e a independência motora: força, resistência, equilíbrio e flexibilidade. A melhora dessas áreas facilita o idoso na hora de subir uma escada, carregar as coisas, ou seja sua mobilidade é potencializada. A melhora no equilíbrio previne quedas e torna ele mais flexível podendo evitar lesões e acelerando a recuperação delas. Os exercícios físicos são capazes de manter e até mesmo restaurar todas essas áreas.
Melhorando a vida diariamente
Estudos recentes comprovaram que o tédio e a depressão possuem um efeito bastante forte sobre a saúde física, emocional e mental. Isso não serve apenas para adolescentes e adultos, na verdade, para os idosos, o tédio e a depressão podem até mesmo serem letais. Cuidadores e responsáveis pelos idosos são orientados sobre métodos que podem aliviar até mesmo a própria depressão após longos períodos de cuidados, mas e os idosos que devem receber esses cuidados? Suas necessidades estão sendo atendidas?
Declínios relacionados à idade na memória e na cognição, são muitas vezes de responsabilidade das doenças físicas e processos de outras, mas o que muitos não sabem é que a depressão também é uma das principais causas de tais declínios. Claro que, todos nós temos problemas à medida que vamos envelhecendo, mas com relação aos nossos pais, é preciso mantê-los envolvidos em atividades que os ajudem a manter a mobilidade e os mantenham interessados na vida.
A depressão é uma doença tratável, o isolamento social e a solidão acabam sendo fatores de risco para a doença, que pode até levar ao suicídio. A Estratégia Nacional para Prevenção do Suicídio está sempre aconselhando os prestadores de cuidados de saúde que a geração de idosos corre um risco ainda maior de depressão e tédio. A New England Jounal of Medicine publicou resultados de um estudo de cinco anos, que descobriu que idosos que regularmente se juntaram em atividades estimulantes mentais desfrutavam de um risco reduzido de demência.
Afinal, quais são as maneiras que os cuidadores e familiares podem usar para ajudar a prevenir o aumento da depressão ou o declínio físico causado pela inatividade? Confira a seguir:
Atividades para idosos
As capacidades físicas e cognitivas dos idosos devem ser consideradas de maneira que você possa ajudá-lo a permanecer ativo e envolvido na vida.
Envolva seus pais em algum tipo de interação social
- Centro para idosos
- Clubes de cartão
- Voluntariado
- Conversando com outras pessoas
Incentive seus pais idosos a se exercitarem
- Existem diversos programas em comunidades, que oferecem diversos exercícios voltados para os idosos
- Junte-se aos seus pais idosos para uma caminhada, leve-os para caminhar na praia, no shopping, todos os dias.
- Incentive seus pais a se manterem em movimento por pelo menos 30 minutos por dia.
Ensine seus pais a jogar videogames
- Ensine jogos que sejam fáceis de jogar, com o tempo eles melhoraram as habilidades motoras e aumentam a estimulação cerebral
- Wii Fit é um exercício fácil e divertido, que pode até mesmo ser feito em família
- Xadrez, solitário e demais jogos com um único jogador
Crie uma memória, um livro de memória e até mesmo um legado familiar
- Scrapbooking é excelente para estimulação mental e habilidades motoras
Crie um novo hobby ou retome os hobbys antigos
- Para os que gostam de costura ou outro hobby, você também pode sugerir artesanato ou atividades que utilizem ferramentas e materiais maiores
- Aprender um novo idioma ou pesquisar sobre um assunto novo
- Criar o hobby de tirar fotos ou algum passatempo que oferece acoplamento mental, físico e emocional para atividades idosas
Encontrar atividades que estimulem o movimento
- Música – Incentive seus pais idosos a tocar piano, cantar ou participar de um coro
- Arte – Para qualquer nível de habilidade, desenho, pinturas à óleo são ótimas para estimulação mental e melhora nas habilidades motoras
- Narração de histórias – Bibliotecas e escolas sempre procuram pessoas que gostem de contar histórias para as crianças.
Dicas de atividades para idosos
Exercícios físicos para idosos
- Hidroginástica – É o exercício ideal para pessoas idosas, principalmente as que possuem problemas ósseos, como osteoporose e artrose, além também da hidroginástica ser eficaz no fortalecimento da musculatura e na redução da perda de massa óssea. A água é capaz de reduzir os efeitos da gravidade sobre as estruturas ósseas e articulares, diminuindo os desgastes e o impacto.
- Dança – A dança é uma atividade aeróbia, e com recomendação médica, é capaz de amenizar os sintomas de algumas doenças como: hipertensão, obesidade, osteoporose, depressão e exercícios para memória. A dança, principalmente a de salão é uma atividade excelente na estimulação da sociabilidade, promovendo o bem-estar emocional.
- Natação – A natação interfere diretamente na freqüência cardíaca e no consumo de oxigênio, dentre os benefícios oferecidos, os mais comuns são o aumento da disposição no dia a dia, a possibilidade de executar atividades da vida diária que antes não conseguiam, o aumento da mobilidade, a melhora na musculatura do abdômen e do assoalho pélvico, diminuindo assim os casos de incontinência urinária, principalmente nas mulheres. Em alguns casos podem existir restrições, como para quem possui problemas de pressão alta, por exemplo.
- Caminhada – A caminhada trás inúmeros benefícios aos idosos, como: acelera o metabolismo e queima as calorias, melhora o sistema circulatório, deixa o pulmão mais eficiente, combate a osteoporose, aumenta a sensação de bem-estar, deixa o cérebro mais saudável, diminui a sonolência, controla a vontade de comer e protege o organismo contra derrames e infartos. A caminhada é um exercício aeróbico, e utiliza o oxigênio na geração de energia para os músculos, resultando em uma atividade física rítmica. O resultado é o fortalecimento dos músculos que trabalham na respiração e também a musculatura envolvida no exercício realizado.
- Ciclismo – O ciclismo contribui para o aumento da estabilidade postural, da cognição e da coordenação motora, reduzindo a incapacidade funcional, promovendo a melhoria da auto imagem, melhora do sono, aumento do bem-estar psicológico e incentivo para promover outras mudanças no estilo de vida do idoso.
- Corrida – A corrida causa um bem estar geral, preserva a independência, auxilia no controle das mudanças ocorridas pelo processo do envelhecimento, promove a autonomia nas atividades cotidianas. Por ser um exercício de alto impacto, praticar corrida exige cuidados, por exemplo, respeitar a freqüência cardíaca máxima, que diminui ao longo dos anos e com a corrida poderá diminuir substancialmente. É preciso realizar um aquecimento e um reforço muscular sempre.
- Pilates – Trabalha o corpo de maneira geral, realinha a musculatura, aumenta o controle neuromuscular, o rendimento, a coordenação motora e a mobilidade. Melhora o equilíbrio, tônus muscular e trabalha diretamente na correção postural. O pilates é perfeito para auxiliar na incontinência urinária, principalmente nas mulheres, pois trabalha a região pélvica. As restrições ficam apenas para portadores de Alzheimer e Hipertensão.
- Musculação – Aumenta a autonomia funcional da pessoa idosa e permite retomar algumas atividades que já tinham sido abandonadas. Em muitos casos, complementa ou substitui a ação de medicamentos, fortalece os músculos e diminui a pressão sobre as articulações, ajudando na prevenção da hipertensão, diabetes, obesidade. Melhora a autoestima por reinserir a pessoa em novas atividades.
- Exercícios de equilíbrio e coordenação – Facilita a locomoção, o equilíbrio e a coordenação motora. Recomendam-se as atividades combinadas em sessões com exercícios de caminhada com obstáculos, andar na ponta dos dedos e calcanhares, caminhar para frente, para trás e para todos os lados.
- Alongamento – É de importantíssimo para prevenção de lesões e para o ganho de amplitudes dos idosos. Priorize durante o programa de exercícios. Antes, no aquecimento, e depois, no relaxamento. O alongamento praticado regularmente traz muitos benefícios e bem-estar.
Não é fácil encontrar a atividade certa que poderá ajudar a tirar os pais idosos a sair da tristeza ou da frustração, principalmente algo que os faça sair para fora de casa para praticar novas atividades, conversar com as pessoas e se distrair um pouco. Sem dúvidas você não gostaria de ficar em casa sentado o dia todo sem ter o que fazer, agora imagine um idoso? È responsabilidade dos familiares e dos cuidadores buscar atividades que eles também possam participar, são atividades que também ajudarão no vínculo e na compreensão, além de prepará-lo para suas próprias necessidades futuras.
Não tenha medo de inscrever seus pais idosos em uma nova atividade, lembre-se de que qualquer tipo de atividade física ou outra serão essenciais no combate à depressão e diversas outras doenças, pois já foi comprovado que alguns exercícios físicos são capazes de diminuir os efeitos de determinadas doenças até mesmo evitar que essas doenças possam vir a surgir futuramente.