Botão do WhatsApp

Dia dos avós: um dia muito especial

O Dia dos avós é comemorado no dia 26 de Julho, e, para mim, essa data deveria ser comemorada e considerada igualmente ao Dia das Mães e Dia dos Pais. Afinal, nossos vovôs e vovós fazem parte de nossa infância de uma forma tão presente e carinhosa que sempre temos boas histórias vinculadas a eles.

Quem não se lembra de fazer bagunça na casa dos avós com os primos? Ou de uma comida bem característica feita pela vovó? Ou dos dias sendo cuidados por eles enquanto nossos pais trabalhavam? E quantas vezes já não achamos graça dos R$ 20,00 ou R$ 50,00 que eles nos dão para “tomar um sorvetinho”?

As lembranças são recheadas de momentos felizes, sempre lembramos do quanto gostávamos de brincar com os móveis e utensílios de gerações anteriores, de testar aquele rádio ou telefone antigo, de encontrar algumas fotos em preto e branco e achar divertidíssimo, e outros diversos detalhes que a gente só se dá conta depois de muito tempo…
Até o cheiro da casa dos nossos avós é diferente, não é mesmo?!

Eu costumo dizer que eles são “pais duas vezes”, uma vez que, além de participarem da criação dos netos, parecem agir da mesma forma com os filhos como se estes ainda fossem crianças.
Muito dos exemplos que temos sob relações entre pais e filhos são espelhados na relação que os nossos pais têm com os respectivos progenitores. Vemos o respeito entre eles, e assim o repetimos. Nossa postura será afetuosa e entenderemos a vulnerabilidade daqueles que, infelizmente, não podem ser eternos.

Com nossos avós aprendemos a ter paciência e respeitar o ritmo mais lento dos mais velhos, mas recebemos de volta toda essa paciência em forma de cuidado e na atenção que recebemos deles.
Eles são sempre um colo disponível cheios de história para contar. Geralmente são o elo da família, onde nos reunimos não somente para as comemorações, mas também onde concentramos os esforços para a manutenção do bem estar deles.

Aproveite seus avós! Todos os ensinamentos deles em nossas vidas são importantes e muito especiais, pois são repassados de forma genuína, desobrigada e de coração!

Aproveite a data especial e torne o dia deles único, mas não esqueça de se fazer presente em todos os outros dias, por tudo que eles já fizeram para nós!

 

avós (s.f.)

é quem recebe a gente com café, almoço, jantar e sobremesa (tudo de uma vez). é a mãe das mães e o pai dos pais. é quem chora quando olha pra gente e vê o tanto que a gente cresceu. é aquela pessoa querida que confunde o nome dos netos, mas nunca esquece de ligar no dia do aniversário. é um ser feito de carinho.

(Créditos: João Doederlein)

 

Conheça mais sobre o nosso trabalho em nosso site!

E não deixe de acompanhar o blog, sempre com temas novos!



Deixe um comentário