Botão do WhatsApp

A importância da convivência para o idoso na oficina de psicologia

A oficina de psicologia, que acontece uma vez por semana, na parte da manhã, tem como intuito aproximar os idosos, despertando neles um espírito de interação. São discutidos diversos assuntos, como saúde, família, amor, auto-estima, morte…

Assuntos que despertam o interesse dos idosos, promovem uma participação direta dos mesmos e visam causar reflexões contínuas sobre suas vidas. Por menores que sejam os impactos dos diálogos semanais, com certeza eles trazem benefícios para o idoso, que contam com este espaço para dizerem o que estão sentindo e pensando e podem confiar que alguém os escuta de forma imparcial, sem julgamentos.

A cada oficina ocorre uma interação entre os moradores da Serenidade, um momento acolhedor, respeitoso, humano, onde muitas vezes, temos o prazer de receber algum familiar, em visita a casa. As dinâmicas realizadas, como a “Terapia do Abraço”, as discussões de textos, relaxamentos, permitem aos idosos se colocarem como senhores de suas próprias vidas, trocar experiências, mesmo que esta vida esteja limitada no quesito independência. Fator este que aparece como queixa da grande maioria de idosos em instituições de longa permanência.