Fisioterapia na promoção e prevenção da saúde na terceira idade

A prevenção da saúde na terceira idade é essencial. Isso porque, nessa fase, o corpo e a mente começam a ficar mais delicados. Logo, é muito importante manter hábitos saudáveis que estimulem o bem-estar.

Ao contrário do que muitos pensam, o processo de envelhecer não precisa ser sinônimo de limitações. Na verdade, com as atitudes corretas, é possível ter mais qualidade de vida.

Os idosos possuem suas necessidades, mas eles não precisam perder a sua independência. Por conta disso, a prevenção da saúde na terceira idade é fundamental, fisicamente e mentalmente.

Por que a prevenção da saúde na terceira idade é importante?

Se prevenir é essencial em qualquer fase da vida, mas na terceira idade essa atitude se torna ainda mais importante. Isso porque, nessa fase, nosso corpo e mente se tornam mais propensos a desenvolverem doenças.

A fisioterapia é uma excelente forma de prevenção da saúde na terceira idade. Por meio de técnicas diferenciadas, é possível diminuir o risco de doenças, bem como ajudar na reabilitação de movimentos.

Contudo, é essencial que essa técnica seja realizada sob a supervisão de um fisioterapeuta. Apenas ele saberá avaliar o quadro de cada aluno e criar um cronograma de atividades adequado às suas necessidades.

Além disso, também é muito importante que essa atividade seja realizada em espaço adequado, com equipamentos específicos. Assim, é possível evitar possíveis lesões, bem como potencializar os resultados gerados.

Benefícios da fisioterapia

Essa abordagem é cada vez mais usada para o tratamento de pessoas idosas que sofrem com as limitações da idade. Além de proporcionar bem-estar ela oferece uma série de benefícios, entre eles:

  • Melhora coordenação motora

A fisioterapia estimula o corpo do praticante. Por meio dela, é possível recuperar movimentos, bem como melhorar a coordenação motora, dando mais liberdade ao aluno.

  • Mais controle sobre a respiração

A técnica também é uma excelente forma de prevenção da saúde na terceira idade pois melhora o controle respiratório. Consequentemente, o risco de doenças respiratórias também acaba diminuindo.

  • Melhora o humor

A fisioterapia também é uma forma de atividade física. Logo, ela estimula a produção de hormônios. Essas substâncias têm papel fundamental no organismo. Além de ajudarem no funcionamento do corpo, também melhoram o humor

  • Ajuda a manter o peso

Além de uma forma de prevenção da saúde na terceira idade, esse método também auxilia no controle de peso. Isso porque ele estimula a queima de calorias, evitando que a gordura se acumule nas células.

  • Fortalece os ossos e a musculatura

A fisioterapia também age tonificando os músculos e ossos. Dessa forma, o risco de desenvolvimento de doenças como a artrite, artrose e osteoporose cai drasticamente.

Fisioterapia em grupo: a melhor opção para estimular a socialização

A fisioterapia em grupo também é uma excelente forma de prevenção da saúde na terceira idade. Isso porque, além de todos os benefícios citados acima, ela também:

  • Estimula a socialização dos praticantes;
  • Permite que um aluno incentive o outro durante a aula;
  • Trabalha o compartilhamento de experiência;
  • Cria laços entre os participantes e profissionais;
  • Melhora a convivência diária.

Por conta disso que a fisioterapia em grupo é tão indicada. Mais do que uma forma de exercitar o corpo e a mente, ela também é uma maneira de melhorar o convívio diário.

Lembre-se sempre que a prevenção da saúde na terceira idade é essencial. É por meio dela que o idoso conseguirá passar por essa fase de forma plena, mantendo uma excelente qualidade de vida.

Existe outros exercícios que também são indicados para os idosos, confira no artigo “5 tipos de atividades físicas que não podem faltar para terceira idade”.

Conheça as sessões de fisioterapia oferecidas pelo Residencial Serenidade. Aproveite e confira o artigo “Quando um idoso se torna dependente das pessoas”.



Deixe uma resposta