Como manter a qualidade de vida na terceira idade

Os idosos são vistos pela maioria da população como alguém que é fraco e requer muito cuidado, mas, atualmente, os idosos ganham cada vez mais independência. Os hábitos saudáveis melhoram significativamente o humor e isto é independente da idade. Assim, como toda população de qualquer idade, o idoso também tem necessidades específicas. Isto significa que em vários aspectos da vida diária, práticas diferentes devem ser desenvolvidas a fim de melhorar a qualidade de vida na terceira idade.

Além disso, a qualidade de vida precisa ser concebida de forma mais ampla. Também é necessário incluir a participação dos idosos na sociedade, além dos cuidados com a saúde e a manutenção da autonomia e independência após os 60 anos de idade. Saiba mais ao longo deste artigo!

Os desafios e a importância da qualidade de vida na terceira idade

O envelhecimento é o processo natural do ciclo de vida e isso não significa que devemos deixar “de lado” as opções disponíveis que proporcionam melhoria na qualidade de vida daqueles que estão na terceira idade e, com ele, viverão de forma satisfatória. Por isso, alguns hábitos devem ser levados em conta. Separamos 5 dos mais importantes aqui:

Alimentação saudável

A adoção de bons hábitos alimentares na velhice garante que a saúde continue em sua melhor condição. Além de manter um equilíbrio nutricional, é necessário estar atento às mudanças que a chegada da velhice implica. Neste caso, o uso de suplementos vitamínicos é um dos recursos que muitas pessoas idosas encontram para atender suas necessidades diárias.

Exercício físico

Como em outras etapas da vida, a prática de exercícios físicos deve ser incluída na rotina. Ao lado de uma dieta equilibrada, a movimentação do corpo proporciona benefícios em diferentes níveis, como o aumento da imunidade e a diminuição do risco de sofrer de depressão. Estes benefícios são essenciais para a qualidade de vida na terceira idade. Além disso, há ganho de massa muscular, manutenção da densidade óssea, melhora na coordenação motora e na mobilidade.

LEIA MAIS  Conheça o lazer e recreação dos idosos em instituições de longa permanência

Círculo social

Ter um círculo social é um dos pilares que proporciona qualidade de vida aos idosos. Algumas práticas podem facilitar essa inserção na sociedade, como: a busca pelo aprendizado, a atenção ao meio ambiente, a ocupação nas atividades, a colaboração social e também a convivência com o outro. Assim, os idosos mantêm relações interpessoais, o que proporciona uma maior qualidade de vida.

Manter o cérebro ativo

É um fato: nosso desempenho cognitivo tende a regredir ao longo dos anos, comprometendo, por exemplo, nossa capacidade de memória. No entanto, a boa notícia é que existem várias maneiras de lidar com isso. Alguns exemplos são: aprender uma língua ou um novo hobby, ouvir música, aprender a tocar um instrumento musical, dançar, escrever, entre outros.

Exames de rotina

Além de manter uma rotina de exercícios, também é necessário realizar exames regularmente. Outro aspecto importante é o cuidado com a saúde mental. Nesta fase da vida, a depressão, a falta de memória e as doenças mentais degenerativas tendem a ser mais frequentes. Portanto, ter assistência médica na velhice permite que você tenha qualidade de vida para se manter saudável e ativo. Não interromper os tratamentos médicos é fundamental.

Se adaptando à terceira idade

As dicas ajudarão os idosos que procuram viver uma vida saudável, tanto para que eles mesmos as insiram em sua própria rotina ou para que alguém próximo a eles contribua para isso. Assim, se estas sugestões forem seguidas, é muito provável que os resultados sejam ótimos e claramente visíveis. Portanto, qualidade de vida na velhice é possível sim. E viver bem, também.

 

Todas essas práticas listadas nesse texto são seguidas à risca aqui no Residencial Serenidade. Aqui no Blog do Serenidade pode encontrar mais dicas sobre diversos assuntos que podem te interessar.

LEIA MAIS  Mantenha o Bem-Estar e a Memória Ativa

Visite nossas redes sociais e em caso de dúvidas, não hesite em nos contactar!



Deixe um comentário