Botão do WhatsApp

Como planejar o ano dos seus familiares idosos?

A tradição de pensar nas promessas de Ano Novo não deve ser abandonada com o passar dos anos, mesmo que os objetivos propostos nunca sejam plenamente alcançados. De fato, é muito importante incentivar os idosos a pensarem sobre o que gostariam de ser diferentes no novo ano que começa, pois ter novos objetivos ou reforçar hábitos que foram perdidos é fundamental para o bem-estar das pessoas mais velhas.

 

Quanto mais jovens somos, mais entusiasmados ficamos quando elaboramos listas com metas a serem cumpridas no novo ano que começa: comer mais saudável, fazer mais exercícios, ser mais ecológico, dormir mais, gastar menos, passar menos tempo trabalhando e ter mais tempo para a família.

 

É bem sabido que, com o passar dos meses, é mais difícil permanecer fiel a esses propósitos, mas eles têm a vantagem de nos permitir ter em mente o que sabemos que é melhor para nós mesmos. Para os idosos não é diferente e dar sentido às suas vidas é uma excelente estratégia para os manter longe de pensamentos depressivos ou solidão, particularmente vincados nesta época festiva. Saiba mais ao longo deste artigo que nós do Residencial Serenidade preparamos para você:

Seja realista ao fazer planos para o novo ano

Nunca devem ser feitas resoluções de Ano Novo que sejam impossíveis de cumprir. Os objetivos a alcançar devem ser ambiciosos, mas não irrealistas, porque o incumprimento das resoluções pode dar origem a sentimentos de ansiedade, acompanhados pelo sentimento de fracasso e de que não se é suficientemente bom.

 

Atualmente, há uma grande pressão auto imposta pelo aperfeiçoamento pessoal, que vem dos vários estímulos que chegam através da publicidade e da mídia. 

 

Não seja condicionado pela busca da perfeição, muito menos passe essa ideia para os idosos, colocando-os em uma situação de ansiedade com a sugestão de que eles têm que cumprir todas as resoluções de Ano Novo. 

Incentive o idoso a fazer e manter amizades

Para os idosos, fazer novos amigos é um grande desafio, já que a maioria das pessoas se torna mais suspeita e vulnerável com a idade, não receptiva a dar confiança a estranhos. Ainda assim, incentive os idosos a conversar com outros idosos do bairro onde moram ou do lar de idosos onde estão.

 

Façam uma lista de antigos amigos com os quais o idoso não entra em contato há algum tempo. Um adepto das novas tecnologias pode enviar um e-mail ou SMS, ou optar por um telefonema ou um método mais tradicional, como enviar um postal ou uma carta. A criação de uma conta numa rede social pode ser um bom pretexto para introduzir o idoso às novas tecnologias e ensiná-lo a procurar os amigos e as pessoas próximas nas ferramentas de pesquisa.

Explore novas oportunidades

Introduzir pequenas novidades na rotina pode ser quanto baste para que o idoso se sinta mais animado. Conversem sobre a possibilidade de fazer parte de um projeto de voluntariado ou de participar nas diversas atividades organizadas para os mais velhos, tanto podem ser passeios organizados ou outras atividades, como aprender informática ou uma língua estrangeira. Estas também são formas de criar laços com outros seniores, melhorar a autoestima e combater pensamentos negativos sobre o envelhecimento.

 

Aqui no Residencial Serenidade você encontra todo o apoio que precisa para que essa seja mais uma fase tranquila e bem vivida. Entre em contato conosco e conheça nossos planos e possibilidades para oferecer sempre o melhor para quem já está na melhor idade. A segurança vem para a família e para o idoso.

 

Visite nosso blog e redes sociais fique por dentro das novidades!



Deixe um comentário