Botão do WhatsApp

O idoso e a informação

A tecnologia facilitou muito o nosso caminho até a informação. Daquela receita que você já não se lembra mais como fazer até as notícias do dia a dia de nossa cidade, tudo pode ser buscado em minutos com a internet, por exemplo. 

 

Apesar da maioria das pessoas já estarem familiarizadas com as novas tecnologias, muitos idosos ainda apresentam diversas dificuldades no aprendizado do mundo virtual. Seja pelo fato de terem bloqueios com as ferramentas, medo de errar ou por preconceito. Com isso, muitos deles permanecem sem acesso à informação e fora da atualidade.

 

Por isso, é sempre bom destacar que os benefícios podem ser maiores que os obstáculos. A internet facilitou uma nova forma de se informar, raciocinar, comunicar e divertir os mais velhos. E, mais do que qualquer outro veículo, possibilita o acesso fácil a informações gerais e científicas sobre saúde.

 

Neste artigo, nós do Residencial Serenidade explicamos como a informação pode ser uma ferramenta valiosa na manutenção da qualidade de vida do idoso e como você pode contribuir com isso! Acompanhe: 

Faça com que a informação chegue até o idoso

Aprender a comunicar-se com outras pessoas e explorar programas de interesse são formas de se incluir socialmente e melhorar a qualidade de vida. Um dos benefícios mais significativos ao idoso é a sua interação virtual com os amigos e a família. A família e os amigos tem um papel de extrema importância neste processo, fornecendo meios de acesso a informação, como jornais, revistas e até aparelhos que sejam de interesse do idoso.  

 

Além disso, idosos que sofrem de depressão ou isolamento social se beneficiam ainda mais. O uso da internet ajuda a mantê-los conectados à sociedade, principalmente aqueles que têm algum tipo de limitação física. Por consequência, aumentam sua cultura, segurança e ajudam a despertar um novo interesse cultural do lazer.

Facilidades na rotina

A relação entre o idoso e a tecnologia trouxe a seu mundo um amplo lazer e diversão. Uma delas é o prazer em lidar com as informações, redes sociais ou pesquisar algum joguinho de interesse. Jogos de raciocínios são extremamente importantes para a ativação do cérebro do idoso. Ao mesmo tempo que estão se divertindo, estão exercitando o cérebro.

Jogar na companhia de filhos e netos pode ser, ainda mais, satisfatório e prazeroso para os mais velhos. Escutar a música preferida ou assistir filmes e programas que são realizados junto à família são essenciais para sua qualidade de vida.

 

Ademais, a internet pode ajudar aqueles que são mais preguiçosos e não querem sair de casa para praticar exercícios físicos. Visto que canais de exercícios no Youtube podem ajudá-los a se exercitar no conforto da residência e, ao mesmo tempo, se divertirem. Nesse caso, a saúde física e mental podem apresentar mais benfeitorias ao longo do tempo.

 

Uma das grandes preocupações nos cuidados com os idosos é manter sua saúde mental. A tecnologia vem mostrando benefícios que evitam doenças como Alzheimer ou outro tipo de demências e doenças cognitivas.

 

É fato que ao ler uma informação, ter seu jogo de interesse ou interagir em redes sociais fazem com que o aprendizado e a concentração estimulem a memória e o raciocínio. Consequentemente, reduz-se o número de esquecimentos que aparecem com mais frequência na medida em que envelhecemos. Estar conectado ao mundo ajuda a retardar o envelhecimento cerebral, mantendo o cérebro ativo e dinâmico.

 

Ajude-o a introduzir atividades que agreguem sua rotina e que tragam novamente o sentimento de sentir integrado e com função social. Conheça mais sobre o Residencial Serenidade em nossas redes sociais e veja temas novos em nosso blog!



Deixe um comentário