Botão do WhatsApp

Arteterapia melhora a autoestima, estimula a memória e a atenção

A maioria das pessoas, quando crianças, desenhava, brincava com massinha e outros materiais que estimulavam a criatividade e os sentidos. Caixinhas de fósforos se transformavam em construções e os fósforos em cercas, e pronto: havíamos criado uma fazenda! Aí, era só colocar os animaizinhos de plástico e brincar muito!

Com o passar do tempo, com a imensidão de coisas a fazer – trabalho, cuidados com filhos e familiares –, essas atividades prazerosas que convidavam à diversão foram esquecidas.

Mas por que não tentar novamente usar as aptidões, a imaginação e o tempo para atividades que tragam, além de prazer, estímulo mental, treino de memória e aprendizado de novas habilidades?

Arteterapia no tratamento de Alzheimer e depressão

A Arteterapia é uma abordagem terapêutica que se utiliza de materiais artísticos para alcançar determinados objetivos, os quais podem ser dirigidos a idosos, crianças, adolescentes ou adultos, mas também pode ser dirigida a atividades multigeracionais e ainda a públicos específicos como pessoas com depressão, Alzheimer, doenças renais, cardíacas, crianças com autismo, TDAH, etc.

As técnicas utilizadas são diversas: desenho, pintura, modelagem em argila e escultura, colagem, fotografia, teatro e expressão corporal, entre outras.

Autoestima e memória

Os ganhos que a Arteterapia proporciona são inúmeros, como por exemplo: a melhora da autoestima, a descoberta de novas habilidades, o estímulo da memória e atenção, a motivação, etc. Além disso, o bem-estar propiciado por esta atividade pode se estender a outras áreas da vida da pessoa, como sua família, cuidadores ou amigos.

As oficinas podem ser individuais ou em grupos, e seu desenvolvimento depende de cada arteterapeuta, que privilegiará as atividades nas quais tem mais conhecimento, competência e talento.

Existe uma formação especial para ser arteterapeuta, geralmente uma especialização onde o profissional aprenderá muito sobre arte, recursos artísticos, terapias não-verbais, e também terá noções de psicologia.

A Arteterapia é uma excelente atividade para idosos, porque lhes dá a oportunidade de expressar seus sentimentos e pensamentos, se expondo de forma indireta, pois sua produção será sua representante.

Fonte: Portal Terceira Idade (www.portalterceiraidade.org.br) – Eliana Cecilia Ciasca



Deixe um comentário