• Rua Capitão Bragança, 464 Santa Tereza - Belo Horizonte – MG
  • contato@residencialserenidade.com.br
  • (31) 92512-3840
28 de novembro de 2017
Categoria: Dicas

A escolha de uma instituição para o idoso ainda é um tema muito polêmico, visto que muitas pessoas associam as casas de repouso a lugares ruins em que os idosos são abandonados e recebem maus tratos. Apesar de em alguns casos essa concepção poder estar certa, nem todas as instituições de casa de repouso têm esse perfil.

casas de repouso que são conhecidas pela forma com que proporcionam um espaço de paz e tranquilidade, além de maior assistência aos idosos e suas necessidades. Nesse contexto, a instituição oferece inúmeras oportunidades para os usuários, que vão desde conforto à facilidades que não poderiam encontrar em casa.

Assim como qualquer outra decisão que se possa tomar, devem ser considerados os prós e contras da internação dos idosos nas casas de repouso, assim como uma análise profunda dos seus serviços, instalações e opiniões de outros idosos e famílias a respeito. É importante que tanto a família quanto o idoso, se possível, participe dessa decisão.

Fazer comparações entre os serviços das casas de repouso, assim como observar quais as formas de assistências que elas oferecem é uma boa forma de dar o primeiro passo para a eleição da instituição. A escolha deve ser feita com responsabilidade, visto que ao eleger um local de forma aleatória o maior prejudicado seria o próprio idoso.

É válido ressaltar que optar por uma casa de repouso não é algo definitivo, mas quando o processo é realizado sem a participação do idoso e/ou contra a sua vontade, pode gerar insatisfação e acarretar problemas de saúde. Ao estar em um local contra a sua vontade, o idoso pode se sentir abandonado e desenvolver depressão e/ou demência. Quer saber o que são as casas de repouso? Não deixe de ler esse artigo.

CASAS DE REPOUSO: O QUE SÃO?

As casas de repouso são instituições que podem ser tanto privadas quanto governamentais, é um local exclusivo para idosos com mais de 60 anos. Os usuários que residem nessas casas vivem em regime de internato, são assistidos por especialistas como médicos, enfermeiros e podem receber diversos tipos de apoio terapêutico por meio de psicólogos e terapeutas ocupacionais por exemplo.

Quem tem perfil para ser ingressado? Idosos dependentes ou independentes que necessitem de assistência e cuidados especializados. Eles recebem acompanhamento e controle adequados de profissionais da área da saúde, a depender das suas necessidades. Existem diversos tipos de casa de repouso, algumas são diferenciadas pelo perfil dos idosos.

Um exemplo das diferenças acima citadas são as casas de repouso que são exclusivas para idosos que são independentes e que funcionam como uma República ou Hotel, onde vários idosos vivem. Outro tipo de hospedagem é a definitiva, nele o idoso tem acesso a serviços de lavagem de roupas, cuidadores quando necessário, acompanhantes para passeios, além de salões de jogos e diversão.

QUAIS AS VANTAGENS?

As vantagens para optar por uma casa de repouso são inúmeras, que podem englobar questões como segurança, assistência à saúde e conforto. Mas apesar desses benefícios a família ainda precisa estar atenta à veracidade da propaganda e das condições oferecidas pela instituição, além de respeitar a vontade do idoso. Selecionamos alguns dos principais benefícios de uma casa de repouso:

Assistência ao idoso

Pesquisas apontam que 88% da população idosa é capaz de realizar tarefas básicas de forma independente, no entanto, há uma parcela significativa que não as pode realizar. E pensando nessa minoria a casa de repouso pode ser uma boa opção. Por quê? Existem casas de repouso que não se limitam no auxílio à realização das atividades diárias como também estimulam a participação dos idosos em exercícios para estimular os músculos do corpo e a mente, o que pode contribuir para aqueles que são mais dependentes.

Além disso, há o melhor acesso a equipes de enfermeiros cuidadores e médicos que assistem diariamente aos idosos e suas necessidades. Muitos idosos não teriam essa facilidade quanto ao atendimento à saúde fora de uma casa e repouso. https://www.high-endrolex.com/24

 

Diminui o risco a depressão

Existem casos em que o idoso é encaminhado para casas de repouso devido ao fato da família não poder auxilia-lo nessa fase da vida e/ou assisti-lo em suas tarefas diárias por inúmeras razões. E em outros casos o idoso já não possui parentes vivos. Nesses casos, a casa de repouso pode ser uma excelente opção, pois proporciona que o idoso interaja com outras pessoas da sua idade, além de receber assistência a saúde adequadas as suas necessidades. O convívio com outras pessoas e a realização de outras atividades proporciona ao idoso um ambiente de interação social o que diminui consideravelmente o risco a desenvolver depressão e o isolamento.  

Atendimento emergencial

Essa é uma das principais vantagens de uma casa de repouso e muitas vezes a família decide optar por esse tipo de instituição devido ao seu atendimento emergencial. Quando o idoso tem algum tipo de problema de saúde que exige uma intervenção imediata, há profissionais capazes de prestar socorro a qualquer hora do dia.

Além disso, os idosos podem receber um monitoramento pessoal pelos profissionais da casa de repouso. Como é realizado esse monitoramento? A casa de repouso instala um pequeno aparelho que possui um botão do pânico. Caso o idoso se sinta mal ele pode acionar o botão e é ajudado em pouco tempo.

Apesar das vantagens que a casa de repouso apresenta, é importante que o idoso se sinta a vontade na instituição, assim como com os profissionais que atendem na mesma. A sua interação com o serviço é de suma importância para a que a sua estadia seja uma experiência benéfica tanto para a sua saúde física quanto mental.

É válido ressaltar que ao ser instalado em uma casa de repouso a família não deve se abster do seu dever de acompanhá-lo em todos os momentos possíveis. A presença no núcleo familiar nesse novo espaço fará com que o idoso não se sinta abandonado e se adapte melhor a uma nova rotina.