Saiba quais são os cuidados com idosos no inverno

Com a chegada do inverno, aumenta a nossa necessidade de tomar uma série de cuidados para mantermos a saúde em dia e escapar das famosas doenças sazonais, como gripes, sinusites, etc. Com isso, os cuidados com idosos no inverno também devem aumentar, pois são fundamentais para mantê-los saudáveis, evitar a queda da imunidade e diminuir a possibilidade de doenças. Dessa forma, a qualidade de vida será maior, trazendo mais tranquilidade para a família e para o idoso.

Com a idade avançada, o sistema imunológico perde parte de sua força, o que aumenta a possibilidade de adquirir doenças. Essa situação, somada ao fato de que, no frio, os germes, vírus e bactérias estão mais presentes, reforça a necessidade de redobrar os cuidados com idosos no inverno.

Pensando nisso, trouxemos aqui os principais cuidados que devem ser tomados com os idosos durante o inverno e alguns sintomas que ajudam a ligar o alerta. Continue a leitura!

Quais são os principais cuidados com idosos no inverno?

O frio requer cuidados especiais com idosos, por isso, é importante saber como agir e evitar que as temperaturas mais baixas tragam doenças e complicações para a saúde. Confira o que deve ser feito!

Gripes, resfriados e doenças sazonais

No tempo mais frio, o aparecimento de constipações e de gripes é mais frequente e, normalmente, os idosos são as pessoas mais afetadas. Tenha em consideração que o inverno é a estação do ano mais propícia ao desenvolvimento e à propagação de vírus, por isso, os idosos devem estar bem protegidos.

Por ser um período mais delicado para a saúde de nossos velhinhos, a atenção aos sinais de doenças deve ser redobrada. Não hesite em buscar ajuda médica se o idoso apresentar sintomas como confusão mental, calafrios ou dificuldades respiratórias. Além disso, vale a pena falar com um médico especializado, como um nutricionista, para passar uma rotina alimentar que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

LEIA MAIS  7 benefícios da arteterapia para idosos

Também é necessário que os idosos evitem contato com outras pessoas afetadas e não fiquem em ambientes fechados com outras pessoas. Uma pessoa idosa deve ser vacinada todos os anos, especialmente se sofrer de doenças cardíacas.

Aqui no blog da Serenidade já falamos sobre a importância da vacinação nos idosos, aproveite para dar uma olhada e conferir se está tudo em dia!

Se atente à hidratação

Os idosos são pessoas particularmente propensas à desidratação, uma vez que comem e bebem menos que as pessoas mais jovens, logo, consomem menos água. De forma geral, as pessoas também sentem menos sede nos meses mais frios do inverno e, como tal, não ingerem a quantidade de líquidos suficientes para manter os níveis de água no organismo normalizados. Assim sendo, além de verificar se o idoso está se alimentando corretamente, observe também se ele bebe líquidos de forma regular para não ficar desidratado. Estimule a ingestão de líquidos através de sopas com mandioquinha, abóbora, batata e muitos outros legumes. Bebidas quentes como chás, chocolates e sucos naturais, para quem não tem nenhuma restrição, também são alternativas para aumentar a ingestão de líquidos.

Escolha as roupas com atenção

Opte por roupas mais quentes como agasalhos de tecidos que bloqueiam o vento. Em ambientes ao ar livre, o ideal é que a pele do idoso seja protegida com acessórios como: bonés, toucas ou mantas. Quando for descansar use cobertores que retenham o calor, pois a temperatura do corpo diminui durante o sono.

Cuidados na hora do banho

Na hora que o idoso for tomar banho, o ideal é sempre se lembrar de fechar as janelas. Bloquear a circulação de vento frio ajuda a manter a temperatura do corpo e evita resfriados. Além disso, o banho deve ser rápido e em temperatura amena, para não desidratar a pele. Principalmente no inverno, a pele deve ser bem cuidada para evitar o ressecamento. O recomendável é usar loções e cremes hidratantes para evitar o aspecto seco e possíveis doenças dermatológicas, mas antes do uso de quaisquer produtos, um dermatologista deve ser consultado.

LEIA MAIS  Dicas essenciais para melhorar a qualidade de vida dos idosos

 

Seguindo essas recomendações, você e o idoso passarão pelos dias mais frios de forma segura e sem complicações!

Aqui no Blog da Serenidade pode encontrar mais dicas sobre diversos assuntos que podem te interessar. Visite nossas redes sociais e em caso de dúvidas, não hesite em nos contactar!



Deixe um comentário